sexta-feira, 15 de março de 2013

Bruxismo: um acto que o leva a ranger os dentes


Vera Gomes, de 23 anos, range os dentes de forma rítmica, durante a noite, desde os 6 anos.

Obteve a confirmação que possuía a doença numa consulta de rotina no dentista, quando se queixou que tinha dificuldades ao abrir e fechar a boca e que a articulação temporomandibular fazia estalidos sempre que o fazia.

Bruxismo noturno pode assumir duas formas: a Centrica que consiste em cerrar os dentes e a excêntrica que é o ranger causado pelo movimento lateral da mandíbula contra o maxilar. Já o bruxismo diurno pode-se manifestar de várias formas, cerrando os dentes ou hábitos como roer lábios ou unhas.
O comportamento é involuntário e inconsciente.

“Existem várias formas de perceber se temos bruxismo, como por exemplo em situações de stress estarmos atentos se temos tendência a cerrar os dentes ou não, se houver a hipótese de alguém ouvir durante a noite o ruído do ranger dos dentes e posteriormente nos alertar e também podemos verificar se ao abrir e fechar a boca fazemos um estalido, caso aconteça é sinonimo que temos bruxismo e que já temos um desequilíbrio grande na articulação” afirma Vera Gomes.

O stress físico e emocional é a principal causa desta patologia. Porém, este problema também pode estar associado a outras doenças relacionadas com o sistema bucal, como por exemplo o alinhamento incorrecto dos dentes.
Os portadores de bruxismo normalmente sofrem de dores de cabeça e enxaquecas. As dores podem estender-se à zona do maxilar, pescoço e ombros. Feridas no interior da bochecha e na língua.

A Dr. Joana Silva, pós – graduada em ortodontia afirma que as principais consequências desta doença são o desgaste dentário, dores musculares na face, no caso do bruxismo nocturno. Os músculos da cara dos portadores de bruxismo são mais salientes, formando um rosto mais quadrado e problemas articulares devido ao excessivo trabalho muscular de contração e movimento da articulação. A articulação temporomandibular também será afetada e passará a fazer estalidos, restrição da abertura da boca e necessitar de desviar para o lado para conseguir abrir e fechar.

O bruxismo, neste momento, ainda não tem cura mas existem alguns tratamentos que podem ajudar o paciente a adaptar – se à doença. Como uma das causas desta doença é o stress o ideal é diminuir a carga de stress, praticando desporto e exercícios de relaxamento.
No caso do bruxismo nocturno o doente poderá usar uma goteira de relaxamento.

O doente, muito provavelmente, vai continuar a cerrar e a ranger os dentes, mas com a posição de relaxamento que a goteira  proporciona existe uma diminuição dos episódios de bruxismo o que pode ajudar a uma melhoria da qualidade de vida. 

Goteira de relaxamento no caso de bruxismo nocturno.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Concorda com a medida do governo em proibir a venda de drogas legais em smartshops?

Visitas