terça-feira, 29 de março de 2011

Um 'desejo' chamado eléctrico


São amarelos, deslizam sobre carris e assim percorrem alguns dos pontos mais emblemáticos da cidade. No Porto, os poucos eléctricos ainda em circulação são uma verdadeira atracção turística, ideais para um passeio contemplativo.
Conhecer um pouco do Porto a bordo de um eléctrico, é conhecer um pouco da história da cidade, outrora percorrida por vários exemplares deste meio de transporte urbano.
Da Batalha ao Carmo, ou ao longo da marginal até à Foz, o percurso convida a um olhar nostálgico sobre a Invicta. A viagem assemelha-se a uma experiência na máquina do tempo, em que os passageiros são transportados para épocas anteriores à era do autocarro e do metro.
O propósito da preservação do carro eléctrico pela Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), permitiu transformar este antigo meio de deslocação num ícone da evolução dos transportes públicos.
Por: Ana Azevedo



Jornalismo On-Line ganha adeptos

Jornais impressos caros e divulgação rápida da informação na Internet fazem com que os jornais on-line ganhem cada vez mais leitores

A Internet mudou a forma como vemos o mundo, mas também a forma como se cria e obtém informação. Uma notícia escrita, neste suporte, passou a ter vídeo e audio. As hiperligações permitem relacionar assuntos e saber tudo acerca de um tema até à exaustão.
“Vítimas da velocidade da sociedade de informação” e “porque fica mais barato” são razões apontadas pelos alunos e professores da ULP, para que os Jornais On-line ganhem cada vez mais leitores.
Ainda assim, há jovens que continuam a preferir os jornais impressos. Afirmam que não gostam de ler on-line porque “há muita distracção a ler uma notícia no computador". Mas, admitem também não os comprarem diariamente, pois “alguns são demasiado caros”.
Preferências à parte, estes dois tipos de Jornalismo parecem poder coexistir num mundo cada vez mais dependente das novas tecnologias.


Por: Joana Silva

Acompanhar na morte

No ciclo de conferências “Finitude e Temporalidade” esteve na mesa redonda o tema “acompanhar na morte”. A organização do Centro de Estudos de Filosofia e Inteligência Artificial (CEFIA) da ULP reuniu vários conferencistas que se debruçaram sobre o assunto.

Um vídeo ilustrativo introduziu o tema em questão. Posteriormente, o assunto foi abordado sob ponto de vista médico, religioso e social pelos vários conferencistas presentes. 
Numa "sociedade que tem tabu e superstição de conversar sobre a morte" (pediatra Drª Teresa Tavares), os conferencistas comprometeram-se a abrir a mente do público e a “despir a última pele radical da nudez como um processo libertador” (Rui Santiago). Uma proposta diferente e um ambiente a combinar, chamou dezenas de participantes à Capela da Universidade Lusófona do Porto.

LUSÓFONA ACOLHE ESTUDANTES ORIUDOS DOS PALOP


Muitos dos estudantes oriundos dos PALOP viram a na Universidade Lusófona do Porto, uma oportunidade para garantir o futuro. São jovens que partiram mas que mantêm o pensamento de regressar ao país de origem.


  São muitos os estudantes que contam, as dificuldades que têm passado em Portugal, nomeadamente dificuldades financeiras por não terem bolsa e não possuírem documentação que os permite trabalhar  para puderem pagar as proprinas.Os bolseiros na maioria dos casos vêm com bolsas agregado ao seu país ou entao reúnem os requisitos necessários para se candidatarem a bolsa portuguesa.  A lusófona dispõe ainda de um serviço de SASE que permite a redução das propinas a estudantes dos PALOP que resulta do protocolo feito com estes países.  

Por : Zanaida Augusto

ULP celebrou o Dia Nacional dos Centros Históricos

Por se encontrar sediada num edifício localizado na zona histórica do Porto, classificado pela UNESCO como Património Mundial, a ULP elaborou um programa de actividades, a realizar no dia 26 de Março, relativo às comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos. As actividades, que decorreram ao longo da manhã desse dia, tiveram início na Capela da ULP com uma apresentação e enquadramento histórico da zona e do edifício, pela Professora Catedrática Maria da Conceição Falcão Ferreira (Especialista em História Medieval), e terminaram com uma visita guiada pelo Arquitecto e Director-Adjunto da Faculdade de Arquitectura, José Gomes Fernandes. A visita teve como objectivo percorrer a zona histórica próxima do edifício da ULP e salientar alguns elementos de elevado interesse histórico situados nessa zona da cidade. O Elevador dos Guindais, a Muralha Fernandina, a Igreja e o Convento de Santa Clara, a Cerca Sueva, o Edifício da Ordem dos Arquitectos, a Galilé da Sé, a Torre Távora, o Terreiro da Sé, a Igreja dos Grilos, a Rua das Aldas e a Rua de Pena Ventosa, foram alguns dos pontos destacados pelos ilustres convidados da ULP ao longo do percurso.





Futuro Incerto

Com a crise económica mundialmente sentida em 2010 foram muitos os que viram a sua vida mudada. Outros, como os jovens prestes a serem licenciados receiam pelo futuro e o que acontecerá à apelidada Geração à Rasca.





Por: Catarina Marinheiro

«Grupo Lusófona» cobra 45€ para taxa de acreditação anual da "A3ES" (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior)

A Universidade Lusófona e outras oito instituições, pertencentes ao «Grupo Lusófona» estão a solicitar aos alunos o pagamento de uma taxa anual extra de 45 euros, tendo em vista cobrir gastos com a avaliação obrigatória dos cursos, que cabe à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior ( A3ES).




O presidente da agência independente (A3ES) a quem cabe acreditar cursos públicos e privados, Alberto Amaral, referiu que criar "uma taxa a meio do ano lectivo é ilegal" e acusa a Lusófona "de má-fé". O responsável diz que com o que estão a cobrar aos alunos, o «Grupo Lusófona arrecada cerca de meio milhão de euros, quando o que têm que pagar à agência não chega sequer a metade desse valor». "Estão a ter lucro ou então estão a apoiar as instituições que têm espalhadas pelo país", adianta Alberto Amaral. Estranha ainda que estejam a pedir aos alunos um pagamento único quando à agência pediram para pagar em prestações, sublinhando que, nesta primeira fase, estão apenas a ser avaliados "os cursos que suscitaram mais dúvidas de qualidade e não um leque tão variado de cursos.

Muitos alunos do grupo Lusófona têm enviado queixas à A3ES, que respondeu que as universidades sabem desde a criação deste organismo, em 2007, que lhes cabe suportar os seus encargos, acrescentando-se que a primeira deliberação que fixou os montantes a cobrar pela avaliação é de Novembro do ano transacto.

Fontes:

Por : José Miguel

quinta-feira, 24 de março de 2011

Governo de José Sócraes apresenta demissão

"De forma consciente a oposição retirou ao governo todas as condições (de governar)", disse ontem, 23 de Março de 2011, José Sócrates na sua declaração ao país, na qual anunciou a demissão do Governo, apresentada a Cavaco Silva.


O primeiro-ministro afirmou hoje que a crise política apenas se resolve com eleições, às quais assegurou que irá concorrer, e adiantou que, apesar da sua demissão, Portugal não ficará sem governo.
José Sócrates falou em São Bento, numa declaração ao país, que durou cerca de oito minutos, sem direito a perguntas aos jornalistas, na qual tentou explicar as razões que o levaram a apresentar ao Presidente da República, Cavaco Silva, o seu pedido de demissão do cargo de primeiro-ministro.

"Quero dizer aos portugueses que o país não ficou sem Governo, que podem contar com a mesma atitude e com o mesmo sentido institucional de sempre. O Governo cumprirá totalmente o seu dever dentro das competências que são próprias de um Governo de gestão, com a consciência da gravidade da situação com que o país acaba de ser atirado”, referiu.

A seguir,concluindo, excluiu totalmente cenários sobre a possibilidade de um novo executivo a partir do atual quadro parlamentar, e onde decidiu atacar todos os partidos de oposição por nunca se terem disposto a negociar sobre o PEC IV.
Por : Miguel Garcia

terça-feira, 22 de março de 2011

Portugal: Poder dos jovens ilustrado no Porto

A insatisfação da geração ‘à rasca’ saiu do armário, no  dia 12 de Março. O facebook lançou um repto que alcançou uma forte adesão de jovens, determinados a reivindicar a vulnerável situação em que se encontram.

Cerca de 300 mil pessoas elevaram cartazes e deram voz a inúmeros protestos. O centro da cidade do Porto foi um dos palcos escolhidos, pelos jovens, para protagonizarem uma mega manifestação.O número de participantes foi muito mais além do que estava previsto.
Munidos de cartazes, os jovens saíram à rua prontos a descarregar todo o descontentamento de uma geração precária, cujo futuro é cada vez mais incerto.
As razões são muitas e já conhecidas, sendo o desemprego - que afecta cada vez mais a sociedade - uma delas.
A iniciativa foi de tal forma mobilizadora que, alguns dos manifestantes já esperam uma próxima.


Por: Ana Azevedo

quarta-feira, 16 de março de 2011

Presos aprendem coreografia

Reclusos de uma prisão de máxima segurança nas Filipinas foram desafiados pelo coreógrafo de Michael Jackson a aprender uma coreografia.

Travis Payne, coreógrafo de longa data de Michael Jackson, acompanhado pelos dançarinos Daniel Celebre e Dres Reid, visitaram recentemente a prisão de Cebu Provincial Detention and Rehabilitation Center (CPDRC), uma prisão de máxima segurança nas Filipinas. O coreógrafo ensinou aos reclusos o “The Drill”, última dança que trabalhou com Michael Jackson.
A coreografia, que termina com os internos a fazerem um sinal de paz gigante em homenagem ao artista no pátio do presídio, foi incluída nos extras do DVD “This is it”, lançado em Janeiro.



Por: Joana Silva

Quem canta assim não é gaga

Born this way o mais recente single de Stefani Joanne Angelina Germanotta, mundialmente conhecida  por Lady Gaga está desde Fevereiro no Top 10 do Billboard's Mainstream

Num vídeo futurista de sete minutos a cantora pretende ''passar a mensagem à sociedade''. Exalta a diferença, a individualidade, a libertação e tema recorrente na sua música, a sexualidade. De personalidade excêntrica, Gaga diz não ter composto esta música sobre si mas sobre todos aqueles que são e se sentem diferentes. Considerada a actual rainha da Pop e artista do ano em 2010 conta já com inúmeros Grammys e uma estátua no famoso museu londrino Madame Tussauds.  




Por: Catarina Marinheiro  

Japoneses criam a Mulher Robot realista

Esta é a boneca robot, a última novidade da tecnologia avançada, apresentada durante uma feira no Japão.
A original invenção está dotada de vários sensores, cujos movimentos são quase uma cópia perfeita de uma mulher de carne e osso.
O seu criador diz que foram precisos muitos anos de investigação, para poder criar um robot que se move e que se pareça com um humano.



terça-feira, 15 de março de 2011

Jovem australiano sem membros

Homem sem membros superiores e inferiores consegue superar todas as limitações  perante a condição em que vive desde o nascimento.



Um exemplo de motivação. Homem sem braços e sem pernas não se limita. Faz as actividades do dia-a-dia sem contar com ajuda. Nick Vujicic, jovem Australiano nasceu com estas condições e adaptou-se ao mundo de forma a não reclamar da vida. Bem humorado desafia os limites que ela impõe.
Percorre o mundo para dar palestras motivacionais e debates. Conta como é viver sem os membros e fala da força divina.

Por: Zanaida Augusto

Ondas "Colossais" dizimam vila.

Em menos de 5 minutos, a aldeia portuária de Kamaishi, no distrito de Iwate, é dizimada por um "montruoso" tsunami, consequência de um terramoto de 8.9 na escala de Richter,


À medida que vão surgindo mais sobreviventes do terramoto japonês, que aconteceu com mais intensidade dia 12 de Março de 2011, pelas 14 horas locais, 5 horas em Lisboa, as televisões mostram cada vez maior variedade de filmagens e testemunhos do fenómeno natural que desvastou toda a região litoral de Sendai (Japão).
Este video demonstra o horror vivido pela população local da vila de Kamaishi, que a todo o custo se tenta proteger nos topos dos edifícios, que acabam por ser abalroados pelas gigantes ondas. É ainda possível observar um grupo de pessoas no topo de um edifício, protegendo-se do caos, à medida que as ondas escalam pelos edifícios.

Por : Miguel Garcia


India: dentista exerce profissão na rua

Na Índia, considerada uma das potências emergentes do século XXI, há ainda quem exerça a profissão de dentista, a céu aberto, em plena rua repleta de transeuntes.

Varanasi é uma das cidades indianas onde se pode encontrar dentistas de rua. Nos seus diversos trabalhos dentários estes homens utilizam instrumentos não esterilizados, assim como, outros acessórios cirúrgicos, ferramentas e mostruários de próteses, que colocam no chão em terra lamacenta. Estes trabalhos, efectuados sem qualquer tipo de condição higiénica, tornam-se atrativos devido ao seu baixo custo. Os valores praticados pelos dentistas profissionais são mais elevados e insuportáveis para uma população que vive na pobreza ou no seu limiar.


Por: Lícia

Portugal: Mil sensações promovem Estoril no estrangeiro

Em sete minutos, conheça a região do Estoril e as suas potencialidades culturais, gastronómicas e desportivas. Uma cidade privilegiada pelo turismo de Portugal na nova campanha publicitária.

A cidade revitalizou a sua imagem no Turismo em Portugal com a campanha publicitária "Estoril. Um lugar. Mil sensações." e projecta a região para lá das fronteiras. Uma promoção que abrange o litoral com praias, a arquitectura geográfica, restaurantes onde saborear peixe e marisco sempre frescos até aos jardins, palácios, hotéis, monumentos e campos de golfe que fazem deste local um destino de eleição em Portugal.

O Turismo do Estoril pretende um aumento de notoriedade e consolidação do destino face aos mercados nacionais e externos. Um projecto que pretende desenvolver uma política objectiva e estruturada com um quadro de eventos, uma multiplicidade de experiências e um panorama cultural único. 


Por: Carina de Barros


Concorda com a medida do governo em proibir a venda de drogas legais em smartshops?

Visitas