Com apenas 23 anos, Zé Manel, actual vocalista do projecto Darko, é dono de um talento musical inalcançável. Zé nasceu em Lisboa, todavia, foi na Covilhã que viveu até aos quatro anos e em Viseu que passou onze da sua jovem vida. Além de sua vida musical, Zé Manel já tem participado em várias edições do Portugal Fashion, como em 2004 e 2005, onde desfilou para a Lion of Porches, participou nas peças de teatro “Everything but the clothes” e “Campos de amor”, no famoso Teatro Viriato, em Viseu. Em 2009, desintegrou-se do grupo Fingertips, para iniciar um novo projecto, no qual tem estado a trabalhar até à presente data.
Nome : José Manuel Correia Ferreira Bicho.
Data de Nascimento : 4 de Maio de 1988.
Altura : 1,82m.
Cidade onde gostaria de viver : Londres.
Gosta de : Cantar, escrever, tocar piano, cozinhar e pintar.
Influências musicais: Gemma Hayes, Sixpence none the richer, Portishead, Jewel, Pj Harvey, Jeff Buckley e Damien Rice.
Filme favorito : Vanilla sky.
Desde finais de 2010, tem estado em estúdio a produzir temas para o novo projecto, acompanhado da sua nova banda, de nome: “Darko”, que no final do último mês de Maio apresentou o novo trabalho, que se intitula “Borderline personallity disorder”. Foi agora aos 23 anos, que Zé Manel decidiu dar início a um novo capítulo na sua vida profissional com o projecto Darko, depois de se ter destacado durante 8 anos como vocalista e letrista dos Fingertips e como “alma” da banda. Quando abordado sobre o enorme hiato que decidiu fazer desde o fim da sua ligação aos Fingertips, em 2009, o entrevistado referiu que : “A pressa é inimiga da perfeição” e que esse mesmo ano foi um ano de grandes mudanças na sua vida, e onde muita coisa pesou. Cansou-se, de certa forma, de ser o “miúdo engraçadinho de cabelos compridos dos Fingertips”.
Darko nasceu da vontade de Zé Manel se expressar livremente, através das músicas e letras que foi acumulando ao longo dos anos nos arquivos de sua casa. O resultado foi a criação de um trabalho extremamente pessoal, onde se vangloria, que sem qualquer aula de música ao longo dos anos, de ter sido ele que fez as letras, músicas, produção do disco e que se orgulha muito de si mesmo, recordando a questão do dom, o qual foi importante para conseguir o que já conseguiu e ambiciona muito mais no futuro.Este último disco que – segundo zé – lhe enche as medidas, pois é um trabalho tão pensado como espontâneo e é com orgulho que afirma ter feito o disco que quis, da forma mais simples que pôde existir: com franqueza e amor a tudo o que viveu nesta curta vida. Revela-se, actualmente, um fã incondicional das redes sociais (facebook), pois considera imprescindível a comunicação com o público-alvo e entende estas ferramentas digitais como uma forma de chegar a todos, de forma bastante fácil, sem quaisquer custo.
“ A música não é o meio de comunicação por excelência, a arte sim"
O novo projecto Darko...
A escolha do nome do projecto foi difícil, mas acabou por ser finalmente uma óbvia alusão ao brilhante filme de culto “Donnie Darko” do realizador Richard Kelly, muitos jovens tem influenciado, ao longo da última década.
“Darko poderia ser muitas coisas que gostava de ter sido e que espero ser, mas penso que no fim anos de trabalho não consegue ser mais do que simplesmente eu – a minha pessoa. Acaba por ser o encerrar o encerrar de uma década de ilusões, desilusões, conquistas e falhas”…
Do projecto fazem parte: Zé Manel (vozes e piano) Jorge Oliveira (bateria), Jorge Loura (guitarras), Alexandre Leão (baixo) e Miguel Amorim (teclas). Após algumas tentativas, Zé Manel acabou por avançar o tema de avanço deste novo projecto, que se chama: “Define Joy”. Uma canção que reflecte os paradoxos da sociedade actual, das relações amorosas, das dúvidas profissionais e inquietações pessoais. Fala-nos de como a felicidade é apenas estado temporário, efémero – refere. Clarificou-nos que o seu novo álbum será composto por 13 temas e que estará nas bancas no início do mês de Junho. Os arranjos são dos elementos da banda, a produção de Rui David (Hands on Approach), com a co-produção de Zé Manel e foi gravado entre Junho e Dezembro de 2010 no RD Estúdios, em Setúbal.
Várias pistas foram deixadas ao longo da conversa que permitiram concluir que Zé Manel tem visão, meios e, sobretudo, ambição e ideias que poderão ajudar a conferir aos seus projectos uma envergadura muito assinalável e um futuro muito sólido…
Em jeito de despedida deixou-me um “Obrigado por tudo, divirtam-se e sejam felizes”.
Reportagem elaborada por:
J. Miguel Garcia
Depois de ouvir a tua entrevista, fez-me ainda admirar mais a tua coragem e força que vem dentro de ti, apesar de seres ainda um jovem. Mas demonstra bem o que queres da vida,há situações que nos fazem crescer e penso que foi o teu caso. As tuas musicas já são um sucesso. Adoro ouvi-las. Fica aqui o meu comentário, desejo-te muito sucesso. Beijinhos, Orlanda
ResponderEliminar