Carnaval em Portugal
A folia do Entrudo já anda à solta na aldeia da Barroca.
Meta os pés ao caminho e siga a rota das Aldeias do Xisto. Em época de Carnaval não faltam motivos para uma visita mais demorada. Depois de Aigra Nova, em Góis, é a vez da aldeia da Barroca, no Fundão, receber a celebração do tradicional Entrudo, a partir deste sábado, 26, até 13 de Março. Por aqui não há rasto de estrelas brasileiras e muito menos sons de samba, mas nem por isso faltam personagens surreais e bichos brincalhões a pregar partidas ao virar da esquina. A pensar em quem não tem máscara, a Loja Aldeias do Xisto organiza um workshop de pasta de papel, orientado pela artesã Maria Eugénia Cavaca.
Crie a sua própria máscara e, como manda a tradição, «atormente as velhas e seduza as novas». No final, não perca A Hora do Chá, uma prova de chás biológicos, acompanhados de mel de urze da região.
Se não é muito dado a partidas carnavalescas, opte pela oficina de fantoches de madeira e aprenda a dar expressão a um tronco de tília, com Kerstin Thomas. Além de adquirir noções básicas de como manusear goivas, formões e maços, ferramentas usadas para dar forma à mdeira, vai escolher tecidos e coser os vestidos dos fantoches. Não deixe de visitar o Centro e Interpretação de Arte Rupestre na Casa Grande e as aldeias típicas que integram a rota do xisto.
Com ou sem máscara…
Fonte: Visão (nº938, de 24 Fevereiro a 2 Março 2011)
Texto: Susana Silva Oliveira
Preparativos para o Entrudo em Lazarim
Carnaval em Veneza
O Voo do Anjo na Praça de San Marco
A Fonte de Vinho na Praça de San Marco
Carnaval no Brasil
Ordem dos desfiles do Rio de Janeiro
Apresentação oficial da abertura do Carnaval em São Paulo
Sem comentários:
Enviar um comentário