domingo, 29 de maio de 2011

Feira do Livro do Porto já abriu

A 81ª edição da Feira do Livro, que se realiza na Avenida dos Aliados, abriu portas no dia 26 de Maio até ao dia 12 de Junho.

Mais de 300 editores estão presentes na iniciativa, marcada pela modernidade de um novo modelo de feira, com o horário ajustado aos ritmos de vida e trabalho dos visitantes.
Este ano os horários da Feira do Livro diferem conforme os dias. Assim, se 2ª a 5ª feira, abre às 12:30h e encerra às 23:00h, 6ª feira das 12:30h às 24:00h, Sábados das 11:00h às 24:00h, domingos e feriados das 11:00h às 23:00h e vésperas de feriado das 12:30h às 24:00.


Por: Anabela Pestana

terça-feira, 24 de maio de 2011

Cortejo Académico: baixa do Porto enche-se de estudantes

Para festejar a queima das fitas milhares de estudantes saíram a rua enchendo as rua do Porto com o típico cortejo académico.


Cores, bengalas, cartolas e as típicas roupas dos caloiros a caracterizar a nossa sociedade ou personagens de desenhos animados não faltaram para animar o cortejo. Tudo foi motivo de festa, e nem  a crise escapou. Os tradicionais trajes negros deixaram-se iluminar pelas várias cores de cada curso.

O desfile foi árduo e longo tendo começado às 16h00  e prolongando-se até às 2h00, com muitos atrasos pelo meio.O cortejo começou  na rua da restauração e desceu  a Avenida dos Aliados, em frente a Câmara Municipal do Porto onde esteve montada a tribuna, representada por várias figuras importantes da cidade invicta, como o Presidente da Câmara, Rui Rio, o Vice-Presidente da CMP, Álvaro Castello Branco, o Reitor da Universidade do Porto, José Marques dos Santos, o presidente da Federação Académica do Porto, Luís Rebelo e o governador Civil, Fernando Moreira.

Muitos familiares e amigos estavam do outro lado da rua à espera pacientemente pelo momento mais esperado do dia, em que o seu irmão, filho, neto ou amigo passasse a tribuna, sendo este um momento em que a emoção esteve presente em lágrimas de alegria.



Por : Zanaida Augusto

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Multiplex - Um evento com marca U.L.P

Multiplex – ciclo de imagens em movimento, arte e ensaio é um ciclo de actividades, reflexão e mostra de cinema e vídeo organizado pelo curso de Comunicação Audiovisual e Multimédia (CAM).






 



Um pequeno grupo de alunos do curso de C.A.M (Comunicação audivisual e multimédia) da Universidade Lusófona do Porto, está a promover o evento Multiplex (1-8 de Junho 2011), um movimento original e irreverente, de entrada livre, que pretende promover visionamento de projectos em formato vídeo dos estudantes de CAM e promover debates à cerca da criação de imagens em movimento, na contemporaneidade. Ao IV, um dos participantes no Multiplex, referiu que esta amostra consisitirá essencialmente na exposição dos trabalhos  realizados pelos alunos dos vários anos de CAM, e também na transmissão para o exterior do potencial e da criatividade aí existentes, sendo uma boa oportunidade para a comunidade da ULP e outros círculos o comprovarem.

O evento, que se realizará entre os dias 1 e 8 de Junho de 2011, contará com o seguinte programa :

1 de Junho de 2011, 18h30

Universidade Lusófona do Porto (Sala nobre)

Masterclass de Boris LehmnanMasterclass aberta ao público.

 Entre 2 e 7 de Junho de 2011, 10h-12h/15h-17h



Universidade Lusófona do Porto


Atelier de Realização com Boris LehmanAtelier para estudantes do 2º ano de CAM (havendo vaga, alunos do 1º ano CAM e/ou outros cursos da FCATI)


6 de Junho de 2011, 21h30

Cinema Passos Manuel



Sessão de Cinema 1 (com a presença de Boris Lehman)Curtas-metragens dos alunos de 1º e 2º Anos de CAMHomme Portant (60 min) de Boris LehmanLa dernière (s)cène (14 min) de Boris Lehman


7 de Junho de 2011, 21h30

Cinema Passos Manuel

Sessão de Cinema 2 (com a presença de Boris Lehman)

Curtas-metragens dos alunos de 1º e 2º Anos de CAM

Portrait du peintre dans son atelier (40 min) de Boris Lehman

Un peintre sous surveillance (36 min) de Boris Lehman


8 de Junho de 2011, 21h30


Cinema Passos Manuel

Sessão de Cinema 3 (com a presença de Boris Lehman)Curtas-metragens dos alunos de 1º e 2º Anos de CAM
Choses qui me rattachent aux êtres (15 min) de Boris Lehman


Tentatives de se décrire (150 min) de Boris Lehman


Por : J.Miguel

Corrida da Mulher continua invicta

A 6ª edição da Corrida da Mulher, que tem como objectivo angariar fundos para a Liga Portuguesa contra o Cancro, ontem vestiu o Porto de côr-de-rosa.





A 6ª edição da Corrida da Mulher, realizada ontem no Porto, foi o principal mote da iniciativa organizada pela Runporto, cujas receitas reverteram integralmente para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, como forma de contribuição para a campanha de prevenção e tratamento do cancro da mama.

Mónica Silva, triunfou em mais uma edição da Corrida da Mulher, contando também com a presença de 15.435 mil participantes, o que leva desde já, a fixar um novo patamar a atingir para próxima edição, em 2012, e que será o das 20 mil presenças.
Num evento deste tipo todas as participantes são vencedoras, contribuíndo para passar mensagens relevantes, como a de que a participação desportiva, pode ser um acto cívico e afirmativo, mas também um acto solidário.

Também figuras públicas de outros quadrantes participaram no evento, como a apresentadora da RTP Marta Leite de Castro, assim como as antigas atletas e campeãs, Aurora Cunha e Manuela Machado, a campeã olímpica dos 10.000 metros em Atlanta’96 Fernanda Ribeiro. O antigo selecionador nacional António Oliveira esteve junto à partida na companhia da sua mulher, Ivete, e de Isabel, a viúva de Pôncio Monteiro. O ex-andebolista Carlos Resende levou as filhas, Patrícia e Joana, que também correram a favor de uma nobre causa.

A Runporto, congratula-se com a adesão das mulheres a esta iniciativa, de que foi pioneira, e manifesta a cada uma das presentes o seu reconhecimento, pela grande festa que todas proporcionaram, formulando a esperança de que cada mulher possa trazer mais uma amiga para a próxima edição, aumentando ainda mais, esta festa feminina na cidade Invicta.
 
Por: Anabela Pestana


terça-feira, 10 de maio de 2011

Semana Académica do Porto: o dia dos finalistas da ULP

Todos os anos, no primeiro domingo de Maio, a imposição de insígnias reúne a comunidade académica numa cerimónia dedicada aos finalistas. A celebração assinala o mérito e o reconhecimento pela chegada ao final do curso, etapa importante na vida de todos os estudantes.

No passado dia 1 de Maio, o Auditório Passos Manuel, na cidade Invicta, encheu-se de alunos da Universidade Lusófona do Porto, envergando cartolas e bengalas de várias cores. A cerimónia, organizada pela associação de estudantes da ULP, faz parte das actividades praxísticas e contou com forte de adesão dos estudantes. Todos os cursos foram convocados, por ordem de antiguidade na universidade, e o representante de cada licenciatura fez uma breve apresentação, antes dos finalistas serem chamados.


Trajados a rigor, foram subindo ao palco, um por um, acompanhados do padrinho ou da madrinha de curso ou de praxe (ou alguém que o aluno escolheu para o efeito), sob o olhar orgulhoso de familiares e amigos. No palco, o padrinho dobra a capa do finalista e coloca-a na pasta que este segura, fechando-a com as fitas para dentro. Retira-lhe a gravata e coloca-lhe a roseta e a cartola, para de seguida o ‘cartolar’ pela primeira vez, com 3 bengaladas.
A cerimónia é um momento repleto de simbologia e emoções fortes, onde a alegria de um objectivo cumprido se mistura com a tristeza do início do fim da passagem pela vida académica. Um dia que será recordado, por todos, com um sabor muito especial.




Por: Ana Azevedo

Semana Santa em Braga: festividades religiosas enchem as ruas da cidade

Este ano as comemorações religiosas da Semana Santa em Braga tiveram início a 18 de Março com um Concerto de Órgão por Alessandro Bianchi, na Sé Catedral de Braga, e terminaram a 24 de Abril com a Missa Solene do Domingo de Páscoa, igualmente na Sé Catedral. A par dos concertos e das procissões, estiveram patentes desde o início de Março, diversas exposições alusivas ao tema, em conventos, bibliotecas, galerias, museus e shoppings da cidade.


Tendo em conta a tradição religiosa da cidade de Braga, conhecida como a Cidade dos Arcebispos, pode dizer-se que as celebrações da Semana Santa constituem todos os anos um acontecimento de extrema importância, não só para a cidade, como também para o resto do país. Estas celebrações contribuem para o aumento do número de turistas que se deslocam a Braga para usufruir de espectáculos, concertos, procissões e exposições que vão tendo lugar um pouco por toda a cidade ao longo dos meses de Março e Abril. Os eventos programados para celebrar este período são muito apreciados por portugueses mas também por estrangeiros de vários países, especialmente, Espanha.

Dada a enorme adesão turística às celebrações pascais constatada este ano em Braga, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, afirmou que será apresentada uma candidatura ao Turismo de Portugal para que Braga obtenha a “declaração de interesse turístico”. O mesmo disse ainda que no país não existe manifestação religiosa alguma com estas características e que isso deve ser reconhecido e valorizado. Segundo Melchior Moreira, estas festividades na cidade de Braga são muito importantes para a promoção do turismo religioso do país. 


Veja aqui as fotografias de alguns concertos e procissões que ocorreram em Braga durante a Semana Santa.


Por:Lícia

Queima das fitas: Barraquinha da ULP


A Barraquinha da Universidade Lusófona do Porto esteve presente no Queimódromo.
Os universitários participaram activamente no maior evento da cidade do Porto, a maior festa académica do país - a Queima das Fitas que decorreu entre os dias 1 e 8 de maio de 2011.

No ano 2011, o Queimódromo colheu 122 Barraquinhas, incluindo a Barraquinha da Universidade Lusófona do Porto. A instalação era composta por dois andares. O primeiro andar funcionou como um bar, o segundo estava destinado ao som. No segundo piso, actuou diariamente um Dj que animava todos os estudantes que permaneciam junto da Barraquinha.
Iniciou-se um período  memorável na vida dos estudantes, as noites na Queima das Fitas.  O ano 2011 foi marcado pelo maior número de Barraquinhas de sempre no recinto. 
A Queima das Fitas do Porto 2011, tal como nos outros anos, decorre entre o Queimódromo e espaços públicos ou equipamentos de referência da cidade.
Em maio, o Queimódromo do Porto é um espaço dedicado, todos os anos, aos Universitários.



Para mais informações, consultar: Federação Académica do Porto

Por: Carina de Barros

Queima das Fitas: a maior festa do Porto reúne milhares de estudantes

 Não há como fugir dela. A Queima das Fitas do Porto reúne milhares de Estudantes, seja novatos ou finalistas. Este é um período memorável onde não há espaço para lamúrias, onde a crise não entrou.

Entre os dias 1 a 8 de Maio decorreu o maior evento da cidade do Porto e a maior festa académica do país. A Queima das Fitas do Porto de 2011, organizada pela Federação Académica do Porto, tal como nos últimos anos, decorre entre o Queimódromo e espaços públicos ou equipamentos de referência da cidade. Esta engloba ainda diversas actividades, entre as quais a serenata, o cortejo, concertos, baile de gala, missa da bênção das pastas, rallye-paper, entre outras.
Se para alguns a é a ultima semana académica enquanto estudantes que terminam o seu curso, para outros é o culminar de um ano cheio de novas experiências e aventuras. Apesar das dificuldades económicas sentidas pelas famílias e pelos estudantes que sentiram os cortes nas suas bolsas de estudo e muitos ficaram sem elas, o ano de 2011 fica marcado por ser o que recebe mais Barraquinhas de sempre no Queimódromo. “Tivemos 122 barraquinhas”. A Federação Académica do Porto tornou público que outros pedidos tiveram que ser rejeitados e relevou o notável empenho dos estudantes em participarem na organização daquele que é, também, o evento que gera a maior acção de voluntariado.
Para além dos Xutos e Pontapés e Quim Barreiros, que marcam presença de ano para ano, o palco principal montado no Queimódromo recebeu a banda de rock americano MGMT (The Management), a banda de rock britânico alternativo Suede, e os irlandeses Divine Comedy, de Neil Hannon, entre outras.




Por: Joana Silva

Benção das Pastas: Um dia a pensar no futuro


Ano após ano, o primeiro domingo de Maio fica na memória para os inúmeros estudantes universitários da cidade do Porto. Finalistas e familiares partilham um momento de transição nas suas vidas: o fim de um ciclo e o início de outro.

A Bênção das Pastas do Porto realiza-se desde o ano de 1920 designada na altura como Festa da Pasta. Divididas pelas faculdades até então, em 1943 tornou-se uma só dirigida a todas as instituições. No ano seguinte aconteceu a primeira Bênção das Pastas na Igreja dos Clérigos.
Actualmente é realizada ao ar livre, na Avenida dos Aliados que se torna pequena para tantas pessoas. Este ano a chuva ameaçou mas a boa disposição e emoção não demoveu os presentes. Num dia especial para a Igreja com a beatificação do Papa João Paulo II, a homilia do bispo da Diocese do Porto Manuel Clemente centrou-se no futuro e a necessidade de haver união ‘’unidos estamos, e unidos deveis permanecer, mesmo que a vida geograficamente vos separe, como acontecerá em breve e em geral. Mantende-vos unidos, mutuamente interessados e solidários, na comunhão que gera novidade e até profissão’’ referiu.
Com o desejo de um futuro próspero numa altura complicada como a que se vive no país, a missa da Bênção das Pastas inspira os presentes acreditar na mudança.



 
Por: Catarina Marinheiro 

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cortejo Académico do Porto : a alegria desfilou nos Aliados

O tradicional Cortejo da Queima das Fitas do Porto atraiu à Baixa da cidade mais de 50 mil pessoas, que ao longo de várias horas assistiram à passagem dos estudantes, ruidosos, coloridos, exuberantes e até irreverentes.


Críticas ao desemprego, cortes nas bolsas de estudo e ao preço das propinas, foram algumas das mensagens que, por entre a sátira política "apimentaram" o cortejo, que se estendeu por toda a Avenida dos Aliados e que, uma vez mais, constituiu uma manifestação de vitalidade e alegria do movimento estudantil da maior academia do país.

 Uma tarde repleta de energia, cor, boa-disposição, sorrisos e de muitas lágrimas. Desde caloiros até aos finalistas, ninguém faltou a um dos momentos altos da semana da Queima das Fitas e a ele assistiu, como tem sido hábito, o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, que não perdeu a oportunidade para interagir com os estudantes, respondendo às suas saudações.
 
Na primeira fila da tribuna, instalada na Praça General Humberto Delgado, encontravam-se ainda o Vice-Presidente da CMP e responsável pelo Pelouro da Juventude, Álvaro Castello-Branco, o Reitor da Universidade do Porto, José Marques dos Santos, além do actual governador Civil, Fernando Moreira, e do presidente da Federação Académica do Porto, Luís Rebelo.

Por: Anabela Pestana

Actividades da "queima 2011" culminam na mítica garraiada

      A "queima" encerrou, como já é habitual, com a tradicional garaiada na praça de touros da Póvoa de Varzim. Este evento mediático foi o único realizado fora da cidade, uma vez que o Porto não tem praça de touros. A "garraiada", que surgiu por volta de 1929, é um evento que tem origem numa das mais tradicionais festas estudantis portuguesas, o que, por si só, atrai, todos os anos, por esta altura, mais de um milhar de estudantes à praça de touros da Póvoa de Varzim.


                                                          Garraiada 2011 - Póvoa de Varzim

      O confronto que se iniciou pelas estipuladas 15h01, realizou-se, evidentemente, na arena, entre as diferentes equipas de forcados, oriundos dos inúmeros institutos, universidades e escolas do Porto,que durante cerca de duas horas tentaram dominar os touros e fazer com que a diversão tomasse conta do evento. Esta competição não só se limitou à arena, como igualmente se alargou às bancadas, onde à melhor claque de apoio (Ciências biomédicas - ICBAS) foi atribuído um prémio pelo desempenho nesta mesma prova.


Por: J.Miguel

Concorda com a medida do governo em proibir a venda de drogas legais em smartshops?

Visitas