A constante evolução tecnológica prevê um futuro interactivo. O efeito 3D, a nova moda está cada vez mais presente na vida dos portugueses.
 Embora  a nova moda de entretenimento tenha ganho um destaque gigante com o  filme Avatar de James Cameron em 2009, o conceito não é recente. Foi em  1952 que aconteceu a primeira tentativa de cinema 3D na América. Contudo  a fragilidade da época não permitiu que fosse desfrutado e visto como  algo concretizável mas criou entusiasmo. Os  óculos de papel com uma lente de cada cor ficaram no passado. Agora  temos ao dispor uns óculos modernos, flexíveis.
Embora  a nova moda de entretenimento tenha ganho um destaque gigante com o  filme Avatar de James Cameron em 2009, o conceito não é recente. Foi em  1952 que aconteceu a primeira tentativa de cinema 3D na América. Contudo  a fragilidade da época não permitiu que fosse desfrutado e visto como  algo concretizável mas criou entusiasmo. Os  óculos de papel com uma lente de cada cor ficaram no passado. Agora  temos ao dispor uns óculos modernos, flexíveis.  O efeito 3D é obtido com a sobreposição específica de duas imagens que  devem ser vistas com uns óculos próprios cujo propósito é criar uma  imagem diferente para cada olho e consequentemente o cérebro criará a  ilusão de profundidade. É assim que se obtém momentos distintos da mesma  figura – profundidade, distância, tamanho e até movimento. De  explicar que este processo tem o nome de visão estereoscópica. Para  obter o resultado final, duas imagens são projectadas em pontos  distintos e ambas devem ser devem ser captadas ao mesmo tempo para criar  a sensação de realidade. As câmaras estereoscópicas que simulam a visão  humana são colocadas a aproximadamente seis centímetros uma da outra (a  distância média entre os olhos de uma pessoa). João  Alves de Sousa, docente na área do 3D na Universidade Lusófona do Porto  considera que ‘’mais cedo ou mais tarde a maioria dos conteúdos  audiovisuais começarão a ser transmitidos em 3D. Apesar da estereoscopia  não ser indispensável, acaba por ser uma evolução natural, como a da  televisão a preto e branco para cores ou os telemóveis com teclas para  os Touchscreen’’.
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Por: Catarina Marinheiro
 
 
 
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