segunda-feira, 30 de abril de 2012

Praxe Académica: Cartola e Bengala



No dia do cortejo da queima das fitas, quem está no último ano do curso, usa Cartola e Bengala.

A tradição da ideia de um Fraque, começou em Coimbra, a mais antiga universidade portuguesa. No cortejo, os finalistas usam uma cartola e uma bengala com as cores da sua instituição académica como sinal de terem chegado ao fim da vida de estudante.

Não existem regras especiais para o uso da Cartola e Bengala. Isto deve-se ao fato de que quando se usa a Cartola e Bengala, não se está de capa.  A casa das Luvas, localizada na rua Santa Catarina, no Porto, recebe todos os anos uma grande quantidade de encomendas, porque é preciso ter a medida correta para cada Cartola. O preço da Cartola e Bengala custa 14,50€.

Nas regras académicas os afilhados costumam oferecer aos padrinhos a cartola e bengala, como forma de agradecimento pelo apoio recebido durante o curso.

Por: Patrícia Alves

(Foto: Patrícia Alves)

quinta-feira, 26 de abril de 2012

A final inesperada




No próximo dia 19 de Maio, Chelsea e Bayern de Munique irão protagonizar, em Munique, a final da Liga dos Campeões.


Poucos acreditavam que seriam estas duas equipas a chegar ao momento decisivo da competição, tendo em conta que eliminaram as duas maiores potências atuais do futebol mundial, Barcelona e Real Madrid.
A equipa londrina, fez a noite catalã da passada terça-feira ser “blue” ao eliminar o ainda detentor do troféu, Barcelona. O Chelsea na primeira mão, venceu em casa 1-0, levando assim uma curta, mas preciosa, vantagem para a segunda mão. Na segunda mão os “blues” necessitaram de um autêntico manual de sobrevivência, devido à enorme pressão exercida pelos catalães, que ainda tiveram a vencer por 2-0 na partida, porém os ingleses foram eficazes e arrancaram um empate a duas bolas que teve sabor a vitória e que lhe possibilitou a passagem à segunda final da “Champions”na história do clube.


 Em relação à formação alemã afastou a equipa de José Mourinho e de Cristiano Ronaldo em pleno Santiago Bernabéu, provocando assim mais uma surpresa no mundo do futebol. Na primeira mão, em Munique, o Bayern ganhou por 2-1. Este resultado também se verificou na segunda-mão, mas desta feita favorável à equipa merengue. Com a eliminatória empatada foi necessário o recurso ao prolongamento, onde não se registou qualquer mudança no marcador. As grandes penalidades tornaram-se assim inevitáveis, levando a melhor a equipa bávara que marcou três penaltis contra apenas um da equipa de Madrid.



 Com tudo isto, teremos de esperar até dia 19 de Maio para saber quem irá levantar o “caneco”. 

Por: Gonçalo Silva

Futuro dos festivais de música discutido em Lisboa

Entre os dias 7 e 10 de Maio, decorrerá em Lisboa   a primeira edição do Talkfest, fórum dedicado ao debate sobre festivais de música. A iniciativa contará com várias actividades,  distribuídas ao longo  de quatro dias.  Entre a programação do evento, destaca-se a realização de concertos, assim como sessões de debate.
As referidas sessões   contarão com a presença de vários oradores, entre os quais Alvaro  Covôes(  director da promotora Everything Is New) Miguel Cadete(  Expresso e Blitz) e Luiz Montez (  director da promotora Musica no Coração)

O talkfest promoverá ainda um dia aberto ao grande público, onde Fãs de música e frequentadores de festivais poderão colocar as suas dúvidas.

Jorge Alves


Editora Lovers and Lollypops com presença na queima das Fitas

A queima da cidade dos estudantes vai contar com a actuação dos Throes And The Shine no palco RUC. A banda da editora nortenha Lovers And Lollypops,  famosa   pelo seu catálogo recheado de bandas portuguesas alternativas, promete  animar a cidade de Coimbra com a sua sonoridade festiva, denominada "rockuduro".

Jorge Alves

Queima das Fitas portuense com cartaz encerrado


Já é conhecido o cartaz deste ano para a queima das fitas do Porto.

O evento, a ter lugar entre os dias 6 e 12 de Maio, conta com os escoceses Travis e o Norte-americano Steve Aoki como principais atracções. A banda e o DJ encontram-se inseridos num programa onde nomes nacionais como Rui Veloso, Boss AC, Buraka Som Sistema ou Paus também marcarão presença.

Segue abaixo o cartaz completo:

6 de Maio às 00h00: Basic Black e grupo revelação.
6 de Maio às 22h00:  Nu Soul Family e Boss AC
7 de Maio: Azeitonas e Rui Veloso
8 de maio: Quim Roscas & Zeca Estacionâncio e Quim Barreiros
9 de maio: Amor Electro e Travis.
10 de Maio: Prana e Xutos & Pontapés.
11 de Maio: Steve Aoki, Tim Royko e Jean Elan em DJ Set e, em live act, Cosmo Klein e Steve Edwards.
12 de Maio: Paus e Buraka Som Sistema

 Para os estudantes, os bilhetes custam 7,5 euros, passando a 8 nas noites de quinta e sexta. Os restantes interessados em assistir ao evento poderão faze-lo por 14 e 14,5 euros.



 



Jorge Alves

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Turismo Cultural: Lugar da Memória



A cultura pode assumir diversas formas. Uma delas é no turismo. A Lugar da Memória (Viana do Castelo) tem como objetivos dinamizar e valorizar o património cultural e ambiental através de soluções inovadoras, criativas e de rigor científico. O projeto é recente mas a experiência no ramo do património tem cerca de 14 anos. 



Fonte imagens: www.facebook.com



A base de ação da Lugar da Memória é a arqueologia conservação/restauro/musealização de monumentos e, através de programas temáticos dedicados a crianças, jovens e famílias, leva a cabo a sua função de sensibilização para a importância da conservação do património português.
As atividades proporcionadas pela Lugar da Memória passam por passeios a cavalo, expedições, percursos pedestres, arqueologia, atividades didáticas, entre outras, e assumem que "a Cultura, o Ambiente, o Património e a Sustentabilidade não são rótulos de produtos". Todos estes conceitos vivem "em harmonia" na Lugar da Memória e na equipa de profissionais que a representa.
Como forma contribuir ativamente para que outras atividades e/ou projetos se possam desenvolver, uma percentagem da faturação é doada a projetos ou organizações sem fins lucrativos dedicadas ao desenvolvimento local. 

Mais informações em: www.facebook.com/lugardamemoria ou em geral@lugardamemoria.pt






sábado, 21 de abril de 2012

De Barcelona para o Mundo

Em Camp Nou vão ser 90 mil a assistir ao vivo e a cores . Espalhadas pelo mundo , cerca de 400 milhões de pessoas , de 140 países diferentes vão estar de olhos postos no clássico.


Hoje ás 19:00 os fãs do futebol vão parar para ver um jogo que põe frente-a-frente Barcelona e Real Madrid. Guardiola e Mourinho. Messi e Ronaldo.

A nivel mediático não há nenhum jogo que tenha uma dimensão que aproxime deste que se joga hoje há noite , onde a rivalidade vai para além do que se passa dentro das quatro linhas.

No que ao futebol diz respeito , o jogo pode ser de carácter decisivo caso o Barcelona não consiga levar a melhor sobre a equipa treinada por José Mourinho. Com 4 pontos de avanço sobre os catalães , o Real Madrid , se não perder fica com o caminho aberto para o titulo . O empate torna a missão do Barcelona quase impossível , a vitória dos madrilenos coloca um carimbo final nesta Liga Espanhola quando faltam jogar apenas seis jornadas.

Nestes jogos apesar das duas equipas terem a pressão sobre os ombros , a do Barcelona é indiscutivelmente aquela que é mais pesada de carregar. Aliás , Pep Guardiola , treinador da equipa Blaugrana, foi o primeiro a admitir isto na conferencia de imprensa de antevisão ao clássico. Do outro lado e como já vem sendo habitual , José Mourinho não compareceu na conferência , entregando o discurso ao seu adjunto Karanka.

No plano individual e como não podia deixar de ser , Messi e Ronaldo vão centrar em si todas as atenções. O português com 40 golos no campeonato leva mais um que La Pulga , numa luta a dois pelo prémio de melhor marcador do campeonato. Mais um factor para adoçar o clássico de logo á noite.

Os dados estão lançados para um jogo que tem tudo para ser um grande espectáculo de futebol.


Um esboço da coreografia que logo vai ser exibida na entrada das equipas . “Somos e seremos” são as palavras que se podem ler.

Tiago Alexandre

quinta-feira, 19 de abril de 2012

2000 Anos Depois


              

 
       O Castro de Alvarelhos, classificado como Monumento Nacional desde 1910, foi palco de uma encenação do período Romano. Trata-se de um povoado fortificado, construído durante a Idade Média que ligava Porto e Braga. Existem também vestígios de ocupação medieval. Os vestígios arqueológicos inventariados incluem, tesouros monetários, um capitel e um fragmento de coluna, terá existido uma edificação termal e estruturas do tipo domus.  
      Uma simbiose, quase perfeita, entre a recriação, a teatralização, a musicalidade e a envolvência do cenário castrense, romanizado. Durante três horas, duas centenas de visitantes puderam recuar cerca de 2000 anos e sentirem como poderia ter sido a vida do quotidiano daquele espaço.
      Romanos tratavaram mais uma batalha contra os Visigodos.




Por: Renata Costa

Góshò - Restaurante Japonês

Inaugurado no Verão de 2007, o restaurante japonês Góshò dedica-se à cozinha oriental e de fusão.

Sushi, teppan yakki e uma seleção de tapas japonesas ilustram bem a diversidade dos sabores do País do Sol Nascente. Os pratos preparados pelo chef Paulo Morais, acompanham na perfeição um saké, vinho ou chá sugeridos pelo sommelier Manuel Moreira. Pratos criativos a saborear num ambiente sofisticado, desenvolvido pelo arquiteto japonês Haruo Morishima e pela aNC-arquitetos. O contraste entre o preto e o branco pontua o ritmo da sala, onde redes caem em torno das mesas, demarcando os vários ambientes e criando uma transparência irreverente que permite ver todos os cantos do restaurante, apreciando todos os pormenores.

Inês Marques

Brasilia fotografada por Marcel Gautherot




Em 1958, o fotógrafo franco-brasileiro, Marcel Gautherot foi convidado por Oscar Niemeyer para registar a construção de Brasília.

Por dois anos Gautherot fotografou as obras da cidade, que se tornaria um marco da arquitetura e do urbanismo modernista, inaugurada em 1960. 
Em Março de 2012 Brasilia comemorou 52 anos. Um dos momentos da comemoração foi a exposição de Marcel Gautherot. As imagens são parte integrante do livro Brasília, editado pelo Instituto Moreira Salles.
Marcel Gautherot nasceu em Paris em 14 de junho de 1910. Fixou residência no Brasil em 1940. Apaixonado pelo país, fotografou a cultura e as paisagens do Brasil ao longo de toda a sua vida. Morreu em 8 de outubro de 1996, no Rio de Janeiro. O acervo de mais de 25 mil fotos, hoje integram o acervo do Instituto Moreira Salles.

Por: Patrícia Alves

Porto: Invicta eleita "Melhor Destino Europeu 2012"

A cidade do Porto foi eleita o "Melhor Destino Europeu 2012" entre vinte cidades selecionadas por um júri da Associação dos Consumidores. 

A votação decorreu online no site European Best Destination e que contabilizou mais de 200 mil votos.
Entre os argumentos para a escolha do Porto, como o melhor destino turístico da Europa, constam o vinho, o centro histórico, os jardins e os museus da cidade.
Atrás do Porto, no pódio, ficou Viena (Áustria) e Dubrovnik (Croácia). Lisboa que em 2010 foi eleita o melhor destino europeu ficou agora na oitava posição. 
O Porto vai poder incluir a utilização do logótipo "Escolha do Consumidor Europeu", durante um ano, em toda a comunicação do turismo oficial.
Antonio Soares 

Retrosaria das Flores nasce na baixa do Porto

Mergulhada na costura desde pequena, Paula Assucena sempre teve uma grande admiração por esta arte. Recentemente, decidiu abrir o seu próprio negócio de retrosaria na baixa do Porto e espera que muitos adiram, de novo, a este tipo de negócio tradicional. Para fazer as delícias de portugueses e estrangeiros, a sua principal preocupação é fazer uma seleção cuidada daquilo que vende. Para a proprietária, as estratégias de marketing e comunicação são fundamentais neste tipo de negócio. Na Retrosaria das Flores, os produtos mais vendidos são as linhas, os tecidos, as lãs, as tesouras e os botões. Os ateliers e workshops são outros dos pontos fortes desta retrosaria sendo que estão direcionados tanto para adultos como para crianças. Com as novas tecnologias sempre presentes, num futuro próximo, Paula pretende, também, pôr à venda os seus produtos numa plataforma online. 


Fresca e fofa: é assim a Fogaça Castelo



Sendo a fogaça o doce tradicional de Santa Maria da Feira, fui visitar uma das mais conceituadas casas que produz e confeciona todos os dias esta “relíquia” que tanto adoça a alma de todos os feirenses. À conversa com Diogo Almeida, proprietário do Café Castelo situado na zona histórica da cidade, consegui descobrir alguns dos segredos de tanto sucesso desta casa, bem como do pão doce cujo formato estiliza a torre de menagem do Castelo com os seus quatro coruchéus.


Inês Oliveira (I.O.): Há quanto tempo está no Café Castelo?

Diogo Almeida (D.A.): Posso dizer que estou aqui quase desde que nasci. Tinha três anos
quando vim para cá. 

I.O. : O negócio foi desde sempre da família ou já estava implementado?


D.A. : O negócio já estava aberto até o meu pai o comprar há quarenta e três anos. Trabalho aqui com ele há vinte anos, embora durante este período me tenha ausentado por alguns anos. Posso afirmar que trabalhar para a família não é muito agradável (risos).



I.O. : Quem trabalha no Café Castelo?

D.A. : Neste momento só trabalho eu, o funcionário e uma empregada de limpeza.


I.O. : Não está cá mais ninguém da família?

D.A. : Não (risos). Há vinte anos que assumi a pastelaria. Durante sete anos, na época que trabalhava para o meu pai, sempre ajudei no balcão e também na pastelaria. Mas, depois de
uma pequena chatice com o meu pai fui trabalhar para fora durante 9 ou 10 anos e depois, quando voltei, assumi novamente a pastelaria de forma permanente.



I.O. : Sendo a Fogaça o produto chave desta casa, qual o segredo para tanta “fama”?

D.A. : O segredo é a qualidade dos produtos e manter a tradição o mais possível. Respeitar a
receita e os ingredientes é o segredo de qualquer tipo de negócio.


I.O. : Mudam-se os tempos, mantém-se as tradições... Alguma diferença na Fogaça de hoje e na Fogaça de há vinte anos?

D.A. : Não, em termos de receita e método de fabrico é garantido que tudo continua igual. O que pode alterar é a qualidade dos produtos que se vai adquirindo.


I.O. : Fazendo a contagem da Fogaça pelos ovos, em média quantos ovos leva uma?

D.A. : Isso depende do tamanho dos ovos. A fogaça mais vendida custa cinco euros e tem cerca de 750g de massa. Isto quer dizer que cada doce leva aproximadamente 2,5 ovos.

I.O. : A Fogaça castelo é cozida em forno a lenha?

D.A. : Todo o nosso fabrico é confecionado em forno a lenha. A verdade é que dá muito mais trabalho ser cozida neste tipo de forno pois implica a aquisição de outros materiais, como a lenha em grandes quantidades, espaço para armazenar e empilhar. Além disso, o forno a lenha necessita de reparação anual, algo que não acontece com os fornos elétricos. Mas, apesar de ter sido um investimento colossal devido à sua existência desde o ano de 1943, no fim compensa porque o sabor é diferente.


O forno a lenha é o grande segredo da fogaça Castelo


I.O. : Com a crise que abala o nosso país, todos os ramos empresariais vivem momentos difíceis. Como está o negócio do doce tradicional feirense?

D.A. : Realmente houve uma quebra na venda da fogaça, sentida, sobretudo, nos últimos três anos. No entanto, há sempre um elevado consumo do doce tradicional. A grande diminuição de vendas reflete-se mais, agora, no setor da cafetaria, nomeadamente no serviço de balcão.





I.O. : Aqui na Feira já existem muitos estabelecimentos que produzem o doce da terra. Acha que a concorrência é elevada?


D.A. : A verdade é que quanto maior é o número de estabelecimentos que confecionam a fogaça cada vez se torna mais difícil a sobrevivência à crise. De repente, abriram muitas casas e apenas quem tiver mais qualidade e tradição é que sobrevive.




                                                                 Diogo Almeida explica como funciona o forno a lenha.



I.O. : Quem procura a Fogaça Castelo?

D.A. : Todo o feirense procura a fogaça Castelo. Eu penso que as pessoas só não compram a nossa fogaça por uma questão pessoal, não pela falta de qualidade. Talvez pela dificuldade de acesso, uma vez que a nossa casa está localizada numa zona pedonal. O ideal seria abrir um ponto de venda à face da estrada, no entanto, nos dias de hoje, fazer esse tipo de investimento seria muito arriscado.




I.O. : A fogaça Castelo é boa acompanhada de...

D.A. : Se este recado é para quem não conhece este doce tradicional do Café Castelo, primeiramente aconselho as pessoas a comerem a fogaça simples para que não haja uma mistura de qualquer outro paladar, como por exemplo queijo, manteiga, presunto... Mas, na minha perspetiva pessoal a fogaça é boa acompanhada com queijo da Serra, uma vez que, há uma mistura do doce com o amargo e ácido do queijo. Existe um contraste que lhe dá um sabor especial. Sinceramente, o que eu acho e que raramente as pessoas fazem é, depois de seca, torrá-la com manteiga. Esta é a forma mais tradicional de se comer a fogaça Castelo.













                                                      O Café Castelo foi dos primeiros a fabricar a famosa fogaça feirense. 




















Por: Inês Oliveira





Desporto



Barça destronado em Londres


Quando tudo apontava para uma vitória fácil da equipa espanhola, o Chelsea surpreendeu e encontra-se a um jogo de fazer história na liga milionária.



Tal surpresa deu-se aos 45 minutos da primeira parte quando Drogba, após assistência de Ramires (ex Benfica), coloca a bola no fundo das redes da baliza defendida por Valdés.
Sempre com uma postura de contra-ataque, a equipa inglesa tentou o que pôde para parar as investidas dos “rapazes” de Pep Guardiola.

Por quatro vezes estas duas equipas se defrontaram em jogos a eliminar, sendo que apenas uma se decidiu a favor do Chelsea. Será possível assistir-se a um empate histórico entre estas duas equipas?

Com a vitória em Stamford Bridge e dependendo apenas de si em Camp Nou, o Chelsea está, neste momento, a 90 minutos de uma presença na final da competição.
Real Madrid e Bayern Munique discutem entre si o outro lugar na final da prova, sabendo que a equipa alemã parte para Santiago Bernabéu com uma vitória caseira por 2-1.


Foto Galeria: 

 
Ficha de Jogo:

Árbitro: Felix Brych (ALE)

Chelsea: Cech; Ivanovic, Gary Cahill, John Terry e Ashley Cole; Lampard, Mikel, Ramires (Bosingwa, 87) e Raul Meireles; Mata (Kalou, 74) e Drogba

Treinador: Roberto Di Matteo

Barcelona: Valdés; Dani Alves, Puyol, Mascherano e Adriano; Busquets, Xavi (Cuenca, 86) e Iniesta; Fabregas (Thiago, 78), Messi e Alexis Sanchez (Pedro Rodríguez, 66)

Treinador: Pep Guardiola

Golos: Drogba, 45

Veja o golo:

 

Disciplina: Amarelo para Ramires, 69; Pedro, 71; Busquets, 76 e Drogba, 85

Ao Intervalo: 1-0








Por: Isabel Fortes

Ipsis Style - Edgar Alves





Nome completo: Edgar Alexandre Gomes Alves
Idade: 20
Curso: Ciências da Comunicação e da Cultura
Cidade de Origem: Vila Nova de Famalicão
Pessoa que consideras ter mais estilo? Andreas Wijk e Margaux Lönnberg Rydeng
Última peça de roupa que compraste: Uma t-shirt básica branca para estampar uma imagem da modelo Kate Moss.
Se, de repente, tivesses uma quantia ilimitada de dinheiro, onde farias compras? Optaria obviamente por lojas como Lavin, Prada, Versace, Marc Jacobs, Hermes, Acne, entre outras, no entanto não deixaria de comprar em lojas vintage.



quarta-feira, 18 de abril de 2012

Sr. Reitor, por favor...

Oh senhor reitor, baixe-me a propina se faz favor, ao que eu pago já devia ser doutor. Oh, estou tão contente por estar nesta universidade que se não visse a conta a metade até achava que não era verdade. Verdade é certamente, pois com as cadeiras em perigo eminente o reitor esfrega as mãos de contente.

Comunicação Audiovisual e Multimédia, 1º ano

Por: Jessica Santos

Sr. Reitor, por favor...


Sr. Reitor, por favor...


Gostaria de apresentar a minha insatisfação com a falta de disponibilidade e escassez dos materiais audiovisuais. E, o facto do horário de funcionamento do gabinete de levantamento do material ser muito limitado.

Ciências da Comunicação e da Cultura, 3ºano

Por: Renata Costa

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Diablo Swing Orchestra libertam o primeiro single


Voodoo Mon Amour é o nome da primeira música do álbum Pandora's Piñata.
O disco número 3 dos Diablo Swing Orchestra será lançado a 22 de Maio.

O single foi disponibilizado no canal oficial da banda no youtube no dia 9 de Abril e conta já com quase 30 mil visualizações. Voodoo Mon Amour sugere a sonoridade antagónica habitual dos Diablo Swing Orchestra: uma fuga a tudo o que os possa definir musicalmente e uma convergência de inúmeros estilos musicais.




Pandora's Piñata é o terceiro álbum dos Diablo Swing Orquestra e terá o cunho das editoras Candlelight Records (UK/EU) eThe Laser's Edge/Sensory Records (USA/Can).
Segue-se a Sing Along Songs for the Damned & Delirious lançado em 2009, a The Butcher's Ballroom de 2006 e ao EP de estreia da banda em 2003, Borderline Hymns.







Sobre o Pandora's Piñata são já conhecidas as letras de todas músicas,  a sequência do álbum e as datas da tour sul americana. Resta aguardar até 22 de Maio para o ouvir.


Publicidade dramática em praça belga


Alguma vez desejou que a sua vida se parecesse mais com um filme de ação? Se sim dirija-se à Bélgica, onde um novo canal televisivo (Telenet) deu essa opção aos transeuntes da Grand Place de Aarschot como publicidade de lançamento.

Desde a passada terça-feira, encontra-se no centro da praça um botão vermelho com a indicação “Push to add drama” – carregue para adicionar drama. Ao pressionar o botão uma cena de drama intenso e ação desenvolve-se, como se saída de um episódio da série “24”.

A inovadora técnica de marketing, produzida por Duval Guillaume Modem em colaboração com Koen Mortier, não tem passado despercebida.
 

Veja o vídeo. 



Até onde vão os limites dos fãs




Assumiu que era fã do ídolo pop, mas os colegas não lhe perdoaram a escolha. 

         Martin, um adolescente português emigrado na Colômbia, foi encontrado morto, no dia 26 de março, na banheira de sua casa. Tudo porque o rapaz, de apenas 15 anos, assumiu-se como seguidor de Justin Bieber na rede social Facebook.
         Depois de tecer diversos comentários favoráveis acerca da carreira do cantor, Martin começou a ser abordado pelos colegas, que o gozavam por ser fã do namorado de Selena Gomez.Os jornais colombianos apontam a tese de suicídio por ter sido vítima de bulling.

 
              

           Embora chocante, este caso não é isolado. Em 2010, Daniela e Karl, ambas colombianas e com 13 anos, terão colocado termo à vida por causa do fanatismo que tinha por Justin Bieber. Daniela chegou a deixar uma carta, onde explicava que se suicidava por o artista pop não querer conhecê-la. A obsessão pelo cantor canadense levou a que se suicidassem.
              Na Internet várias mensagens em homenagem, sobretudo ao rapaz português, têm sido publicadas pelos jovens que o conheciam.




Por: Renata Costa





Alfarrabista: ser dono de tesouros literários


É na Rua das Flores que podemos sentir o "cheiro dos livros". Não do livro a "estalar de fresco", mas sim do que já passou por diversas mãos. Verdadeiros tesouros literários podem ser encontrados na livraria de João Soares. Este alfarrabista, um bancário reformado, define-se como um colecionador de livros antigos que são adquiridos através da compra a outrem. O próprio cliente pode assumir o papel de vendedor. As estantes desta livraria sustentam coleções valorizadas pela antiguidade, primeiras edições e, principalmente, pelos autógrafos. Este último fator torna o livro num “objeto benzido” tal como afirma o alfarrabista. Portugueses e estrangeiros visitam esta loja. Mas a aquisição destas relíquias literárias é cada vez mais rara. O alfarrabista tem um desejo. Espera, um dia, poder vender tantas histórias, quantas as que tem para contar.


Por: Ana Pinto

Brasil aplica Lei da Reciprocidade aos turistas espanhóis


A partir do 2 de Abril de 2012, os espanhóis que entrarem no Brasil, serão submetidos às mesmas exigências que à Espanha impõe aos Brasileiros. A Lei da reciprocidade foi adotada após seguidas rejeições de brasileiros que tentaram entrar em Espanha.

No início de março, a brasileira Dionísia Rosa da Silva, 77, foi deportada para o Brasil, após ficar retida por três dias no aeroporto de Madri.

Os  espanhóis que chegarem ao Brasil devem apresentar passaporte válido por, no mínimo, seis meses, passagem de ida e volta, e documento de reserva em hotel ou carta-convite, em caso de estadia em uma residência, com assinatura do anfitrião autenticada em cartório.

É obrigatório ter por dia, em dinheiro, (em torno de R$170) apresentado por meio de fatura do cartão de crédito, para permancer no Brasil, . Para barrá-lo, os agentes federais tem como base o artigo 51 do decreto 86.715, de 181. O artigo diz que o estrangeiro pode ser impedido de entrar por falta de documetação.


.


Por: Patrícia Alves





Para nossa alegria

O vídeo viral "Para nossa alegria" onde família que canta unida desafina unida. Trata-se de uma família brasileira que canta gospel de forma bastante bizarra, a música chama-se "Galhos Secos" do grupo Catedral. O vídeo conseguiu, nada mais nada menos, que 3 milhões de visualizações só na primeira semana, e já leva mais de 15 milhões de visualizações.
Resultado desta "brincadeira": Agora, a mãe e os irmãos Jefferson e Suellen revelaram que vão gravar um CD, que será produzido pela Salluz Productions, uma gravadora gospel.
O sucesso não se fica por aqui. O trio de parentes conhecido como "Para nossa alegria" assinou contrato com a marca de bebidas Pepsi, para uma campanha publicitária.
A família já possui uma página no Facebook e a sua legião de fãs parece não parar de crescer, para a alegria deles.
Antonio Soares

Família "Para nossa alegria" tira fotos com fãs na porta do hotel no Rio de Janeiro


quarta-feira, 11 de abril de 2012

Titanic volta a afundar-se



 O barco mais famoso de sempre volta a dar que falar. Passado 100 anos desde que Titanic se fez ao mar, o filme regressa à tela.

Estreou a 6 de Abril e tem como novidade o formato 3D. James Cameron, o realizador, espera manter  «o poder emocional do filme e com as imagens mais poderosas do que nunca». Prevê-se envolvimento e realismo na imagem, para transportar o público para o cenário.

Foram feitos uma dezena de filmes e séries sobre a tragédia, mas a história de Rose (Kate Winslet) e  Jack (Leonardo Dicaprio) ficou na memória colectiva mundial. O filme venceu 11 Óscares e vários outros prémios. Agora, promete voltar a encantar os fãs e dar-se a conhecer a uma nova geração.


No Youtube, a notícia já deu frutos. A partir do trailer do filme, foi feito um vídeo humorístico que ironiza a adaptação do filme ao formato 3D.



Por: Jessica Santos

Estilo Ipsis

Nome completo: Mónica Sofia Rodrigues dos Santos


Mónica admite ter um estilo próprio.



Idade: 20 anos
Curso: Psicologia
Cidade de Origem: Esmoriz
Pessoa que consideras ter mais estilo?: Leighton Meester, sem dúvida.
Última peça de roupa que compraste: Uma blusa estilo vintage, na lefties.
Se, de repente, tivesses uma quantia ilimitada de dinheiro, onde farias compras?: Nas lojas de Milão!

A aluna assume-se como uma seguidora da moda italiana.


Por: Ana Pinto

terça-feira, 10 de abril de 2012

Estilo Ipsis


Miguel Soares é funcionário nos Serviços Académicos da ULP


Nome completo: Ricardo Miguel Santos Soares
Idade: 24 anos
Curso: Gestão
Cidade de Origem: Santa Maria da Feira
Pessoa que achas que tem mais estilo (famosa ou não): Sara Silva, a minha namorada
Última peça de roupa que compraste: Estes sapatos oferecidos pela minha namorada
Se tivesses de repente uma enorme quantia de dinheiro disponível, onde ias fazer compras? (País, loja/marca, etc.): Nas lojas parisienses e continuava também a fazer compras na Zara


Pormenor dos sapatos do Miguel

 

Concorda com a medida do governo em proibir a venda de drogas legais em smartshops?

Visitas