sexta-feira, 29 de abril de 2011

Casamento Real Inspira Cinema

Considerado o acontecimento do ano, o casamento do herdeiro do trono britânico mobiliza todos os órgãos de comunicação social. Este romance salta ainda, para as televisões através do filme William e Kate.

Hoje, dia 29 celebrou-se o casamento real. A união entre William, Príncipe de Gales, e Kate Middelton não se  limita à cerimónia e lembranças.
A sétima arte não tardou a retratar o namoro de nove anos dos jovens. No filme William e Kate de 180 minutos e não autorizado pelos noivos, os actores encarnaram a fase da universidade, altura em que o casal se conheceu.
Na Inglaterra foi transmitido pelo canal Lifetime, em Portugal foi a Sic quem comprou os direitos de exibição e espera-se para breve a edição em DVD.
Em 2009, o casamento real Espanhol originou o filme Letizia e Filipe, que saltou para as televisões através do canal Tele5.
Para quem já viu, ou não, William e Kate há também disponível na Internet uma lista de filmes a ver para despertar  o interesse. O Discurso do Rei, Henrique 5º ou o Diário de Princesa, entre outros, são algumas das referências. 



Por: Catarina Marinheiro e Joana Silva

quarta-feira, 27 de abril de 2011

ULP: Costumes académicos mantêm-se

Nos dias de hoje, a iniciação à vida académica ainda passa por integrar a praxe. São muitos os alunos que procuram este tipo de actividades, como forma de se integrarem na comunidade universitária.

A participação é opcional mas o convite é dirigido a todos. A cada novo ano, inúmeros caloiros são recebidos pela comissão de praxe, que se encarrega de dar as boas vindas, pela universidade.
Para a maior parte, a praxe afigura-se a uma porta aberta a toda a comunidade académica: uma forma de se adaptarem e de se aproximarem dos restantes colegas, tal como afirma Miguel Coelho, membro da comissão de praxe da Universidade Lusófona do Porto.




Por: Ana Azevedo

terça-feira, 26 de abril de 2011

25 de Abril á Rasca

A cidade invicta foi palco de mais uma concentração não de militares, mais de civis que reuniram-se na Avenida dos Aliados para comemorar o 37º Aniversário do 25 de Abril.

Muitos foram portugueses que sairam à rua em 1974 para gritar pela liberdade, ontem, não foi exceção, embora comemora-se o que foi o 25 de Abril, os portugueses de todas faixas etárias concentraram-se mais uma vez na Avenida dos Aliados por volta das 14h para a celebração da data. Está comemoração veio mesmo a calhar num momento em que o país está a viver uma crise Política, Económica e Social, os manifestantes viram nesta concentração uma oportunidade para expor os seus sentimentos em relação a política do país, durante a passeiata ouvia-se gritos de revolta como: "FMI fora daqui", "25 de Abril sempre! fascismo nunca mais", "justiça social", "a luta continua", este foi um dos gritos mais proferidos pelos jovens em alto e bom som. Aproveitou-se ainda para chamar atenção a população sobre o Artigo 7º da Constituição da República Portuguesa que diz que portugal não pode meter-se erm assuntos internos de países estrangeiros.

A música também se fez ouvir no palco central ou nos pequenos palcos improvisados nas laterais da Avenida, em que o BellaDamião e António Domingos cantaram temas relacionados com o 25 de Abril.Realizou-se ainda uma pequena feira de livros sobre o tema em questão e exposições de pinturas alusivo ao 25 de Abril,elaborado por jovens estudantes.




Por: Zanaida Augusto

Alimentação: Regras apertadas na cozinha da ULP

A cozinha/cantina da Universidade Lusófona do Porto segue rigorosamente as normas das boas práticas dos princípios de segurança alimentar, quem o diz é Teresa Silva, cozinheira da ULP.

A higiene é o elemento fundamental da política diária da cozinha/cantina e deve resultar do esforço de todos
os que nela trabalham.
"A preparação e manuseamento dos alimentos devem realizar-se em condições de higiene. Tais condições visam garantir a segurança e salubridade dos alimentos, por forma, a ser possível salvaguardar a saúde dos estudantes e oferecer um serviço de qualidade" (Teresa Silva, cozinheira ULP).
A cozinheira da Universidade para além de organizar toda a equipa na cozinha também é responsável pela diversidade de pratos. Diariamente, a Universidade oferece aos seus estudantes um prato de peixe e outro de carne para proporcionar uma alimentação saudável e equilibrada.






Por: Carina de Barros

Exposição "Mappamundi" em destaque no Museu Colecção Berardo (C.C.B)

A exposição "Mappamundi", em exibição até ao passado dia 25 de Abril de 2011, no Museu Colecção Berardo, integrado no C.C.B,  mostrou obras de cerca de meia centena de artistas contemporâneos, que com os seus trabalhos, abriram múltiplas hipóteses e pertinências à cerca do nosso relacionamento com o espaço e que mostram uma nítida provocação e penetração na visão do visitante.

"Mappamundi slideshow"


Foram apresentados nesta exposição mapas do mundo, de ínfimas formas para serem lidos, apreciados, contados, descritos, cujos contornos desenham as nossas dúvidas sobre a forma como o mundo é visto pelas várias culturas e sociedades. A tentativa de descodificação foi um dos desafios proposto nesta exposição, além da sensibilidade e semiologia. Esta exposição esteve dividida em quatro partes : Descodificar, corporizar, contestar e sonhar. "Mappamundi" culmina numa sala documental, onde é sublinhada a omnipresença da cartografica no quotidiano e uma instalação de Miguel Palma.

Por: José Miguel

Compasso Pascal: tradição antiga prolonga-se num mundo moderno


 A tradição da visita Pascal que acontece anualmente é, para os cristãos, o momento de receber  em casa a ressurreição de Cristo.

Uma vez por ano são inúmeras as famílias cristãs que abrem a porta à Procissão Pascal. Com maior devoção nas pequenas localidades e regiões do interior onde as ruas e casas são decoradas com flores, sinal que estão de braços abertos para receber o Compasso.
Emília Ferreira tem oitenta e um anos e desde sempre celebrou a Páscoa. ‘’Faço muito gosto em receber o Compasso na minha casa’’ refere. Reside numa freguesia do concelho de Guimarães que prolonga a tradição. De manhã, os Compassos Pascais, constituídos por um padre (ou um representante), um portador da água benta,um coro e alguém que toca uma sineta– aviso que estão a chegar-, reúnem-se na Igreja e ao tocar dos sinos partem para as casas que os aguardam. Os cânticos, as rezas e a água benta são elementos característicos. ‘’Peço sempre para deixar muita água benta. Protege a casa'' refere Emília.
São vários os grupos distribuídos por várias ruas mas o dia é longo e as visitas só acabam já perto do fim do dia quando voltam a reunir-se na Igreja.


Por: Catarina Marinheiro

25 de Abril: comemorações do Dia da Liberdade trazem populares à rua


O 25 de Abril é comemorado em quase todas as freguesias do país. São os mais pequenos quem mais participam nas actividades.

O dia que é conhecido por “Revolução dos Cravos” foi comemorado ontem em quase todas as freguesias do Norte ao Sul do país. Crestuma, uma freguesia de Vila Nova de Gaia, não foi excepção.
Marcavam 10h no relógio quando os populares começaram a juntar-se na Junta de Freguesia. As crianças juntavam-se para participarem na “Corrida da Liberdade”, uma corrida adaptada às idades dos participantes. Os prémios, embora simbólicos, eram do agrado das crianças que afirmavam “não querem ganhar, mas participar”.
Maria João de 7 anos, também participou na corrida e conseguiu ficar em primeiro lugar. Embora soubesse que dia era, afirmava não saber o que se estava a comemorar. Já Filipe Moura, de 8 anos, que ficou em terceiro lugar na corrida, refere que o “25 de Abril é o dia da liberdade”.
Os mais velhos reuniram-se naquele local por curiosidade com a ideia de que “o 25 de Abril já não é a mesma coisa”.


Por: Joana Silva

terça-feira, 12 de abril de 2011

Fotografia: Inês D’Orey no CPF

Descobrir recantos particulares da Invicta é a proposta da exposição ‘Porto Interior’. A objectiva de Inês D’Orey deteve-se em cenários onde o espaço, vazio de pessoas, é protagonista num monólogo de reflexão e nostalgia.

O projecto da fotógrafa freelancer, vencedora do prémio Novo Talento Fotografia Fnac em 2007, revela vários lugares conhecidos da Invicta, em perspectivas intimistas. Muitos dos espaços interiores públicos e semi-públicos fotografados, são ícones da cidade, de onde é natural a autora. Cada pormenor captado tem uma história a contar, uma identidade a descobrir, ganhando um enfoque diferente do olhar rotineiro quotidiano.

A exposição estará patente, até 15 de Maio, na sala Joshua Benoliel, do Centro Português de Fotografia.



Por: Ana Azevedo

Associação de estudantes da U.L.P organiza viagem de finalistas a Amesterdão

            Neste ano lectivo 2010/2011, a AEULP ( Associação de estudantes da Universidade Lusófona do Porto) decidiu dar largas à imaginação e escolheu a cidade de Amesterdão, para a viagem de finalistas, que irá decorrer de 18 a 25 de Abril de 2011.


Viagem finalistas U.L.P 2010/2011



Em entrevista ao Ipsis Verbis, Ana Barbosa, vice-presidente da AEULP, referiu que este ano, o preço da viagem de finalistas a Amesterdão rondará os 550€, preço este que inclui alojamento, viagem, taxas de aeroporto, seguro de viagem e ainda o transporte U.L.P - Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Esta viagem que conta com cerca de 30 inscritos, contará com animados programas que, segundo a vice-presidente, prometem radiar os dias dos finalistas com grande diversão e convívio. Importante será também referir o local onde ficarão alojados os finalistas, que será o Hotel Flipper B.V, que se encontra ligeiramente deslocado do centro da cidade, mas não menos distantes do centro da "movida" holandesa.


As maiores atracções desta cidade, por onde irão,certamente vaguear os finalistas da U.L.P são : o Stedelijk Museum e também inúmeros coffeeshops, que se distinguem por vender pequenas quantias de cannabis, que são severamente reguladas e sujeitas ao pagamento do devido imposto.

Quando questionada à cerca dos riscos inerentes a um destino deste tipo para uma viagem de finalistas, Ana Barbosa preferiu adiantar que tem a certeza que nesta viagem tudo irá se irá processar de forma normal, sem exageros, e faz jus para que tudo seja memorável e para mais tarde recordar, visto que o que está em causa é uma viagem de finalistas, onde a diversão e convívio vão imperar.

Por : José Miguel

ULP lança espaço online dedicado às Ciências Aeronáuticas

A Faculdade de Ciências Aeronáuticas conta agora com um sitío web inteiramente dedicado ao curso.

A Faculdade de Ciências Aeronáuticas conta agora com sítio web inteiramente dedicado ao curso.

Com 30 professores e 218 horas de treino de voo, a licenciatura preza-se como uma das melhores e mais completas no seu campo. Os alunos estão divididos em dois grupos: ab-initio (iniciantes nas Ciências Aeronáuticas) e uma turma compacta (estudantes com experiência profissional em linha aérea). Ambos os grupos possuem disciplinas em comum obedecendo a uma das orientações estratégicas da FCA, onde os de turma compacta inspiram os alunos ab-initio.

A licenciatura em Ciências Aeronáuticas carateriza-se por possuir um grau de exigência acima do comum no inuito de licenciar profissionais com taxas de sucesso acima dos seus pares universitários.

No dia 8 de Abril, a FCA lançou o seu próprio site online no intuito de promover e angariar futuros alunos para o curso. É de salientar que encontra-se em vigor um concurso para o lugar de professor de Engenharias Aerospacial e Aeronáutica.




Por: Lara Costa

ULP: Licenciados recebem Diplomas


Num ano de crise e numa altura em que o FMI está a caminho de Portugal os alunos da ULP recebem o diploma e celebram os cinco anos da Universidade. Durante a cerimónia fez-se a entrega dos diplomas aos alunos.


 A cerimónia contou com a presença do Reitor Fernando dos Santos Neves, o Presidente da Direção da Entidade Instituidora (Cofac), Manuel de Almeida Damásio e o Representante dos Antigos Alunos, Manuel Gonçalves. A atuação da tuna académica feminina da ULP, as CantaTuna que a poucas semanas da Queima Das Fitas atuou pela primeira vez e marcou o início da celebração. Após uma breve saudação do Reitor aos diplomados, familiares e professores que encheram a sala nobre, fez-se a entrega dos diplomas aos estudantes.

Os licenciados de fresco agora com o cartuxo na mão têm uma outra meta para atravessar: ingressar definitivamente no mercado de trabalho, apesar de muitos já se encontrarem a trabalhar após a saída do Ensino Superior.”Queremos uma comunidade viva” segundo Manuel Damásio pois estes licenciados são a esperança de um Portugal melhor. Para animar ainda mais a sala, a tuna masculina os Cupófona encerrou a sessão com uma atuação.






Por: Zanaida Augusto

 

Fotografia: Survivors no Porto

A exposição "Survivors" retrata a vitória da determinação humana na luta e sobrevivência contra todas as circunstâncias. Um testemunho do trabalho do fotojornalista Akash, residente em Dakha, Bangladesh.

As fotografias "dão a voz aos heróis sem voz". Uma exposição no Centro Português de Fotografia, que vai além do visível e reflecte a miséria, pobreza e sofrimento.
Pessoas que vivem no limiar da sobrevivência, despojadas de todos os bens essenciais, sobrevivem, e conseguem fazê-lo, dia após dia com esperança e espírito positivo inspiradores.

O fotojornalista, natural de um país onde a subnutrição e as condições precárias de vida afectam a maior parte da população, "sentiu a necessidade dar voz a quem não tem e focar as trevas densas desta realidade que raras vezes os nossos olhos alcançam" (in CPF).
A exposição estará no Centro Português de Fofografia, no Porto, até 9 de Abril de 2011.

Informações adicionais sobre GMB Akash disponíveis em: www.gmb-akash.com


Por: Carina de Barros

Bolsas de Mérito: Estudantes de excelência premiados pela ULP


A ULP comemorou no dia 9 de Abril mais um Dia da Universidade com uma Sessão Solene que teve lugar na Sala Nobre.

A sessão contou com a presença e intervenção dos mais altos representantes desta instituição, o Reitor da ULP, Fernando dos Santos Neves, e o Presidente da Direcção da Entidade Instituidora – Cofac, Manuel de Almeida Damásio.  O dia foi preenchido com orações e intervenções de convidados ilustres, entrega de Bolsas de Excelência e de Bolsas ULP/Municípios, momentos musicais protagonizados pela Tuna feminina (CantaTuna) e pela Tuna masculina (Copófona) da ULP e pela Cerimónia de Entrega de Diplomas aos finalistas de diversos cursos.

Dia da ULP: Futuro está nas mãos dos estudantes

Universidade festejou o Dia Solene, cerimónia dedicada a estudantes e ex-alunos no dia 9 de Abril na Sala Nobre da ULP
 
Para o dia ser memorável, a Capela foi decorada a rigor e esteve presente uma equipa multimédia constituída por alunos de Comunicação Audiovisual e Multimédia e Ciências da Comunicação Cultura  para captar o momento.
Nas intervenções iniciais, proferidas de manhã, ficou claro que a Lusófona é uma família. Alunos, ex-alunos, amigos e convidados são o presente que ajuda a construir o futuro.
O corpo docente, as obras de melhoria nas instalações, as licenciaturas, mestrados, pós-graduações, seminários e o elevado grau de empregabilidade dos alunos são motivos de orgulho para a ‘’empresa média que se tornou uma grande empresa’’.
O maior grupo de ensino privado em Portugal, além das instituições nacionais, conta actualmente com cerca de treze protocolos espalhados pelo mundo. Espanha, Itália, República Checa entre outros países, uniram-se para criar projectos e fornecer aos alunos ‘’uma educação moderna, exigente e de qualidade’’.
A parte de tarde foi direccionada aos alunos. Os presentes viram e ouviram pela primeira vez a actuação da Cantatuna, a Tuna Feminina da ULP, e a já conhecida Copófona, a Tuna Académica. No final, a entrega dos Diplomas foi para muitos o culminar de uma etapa, numa tarde de boa disposição. 



Por: Catarina Marinheiro

Aeulp já prepara Queima 2011

A Associação de Estudantes já tem definida as etapas para a queima e de todo o mês de Maio.




Assim sendo, a associação definiu os dias para cada atividade, num mês que promete estar preenchido desde o dia um a realizar-se até 31 de Maio e na primeira semana de Junho.

A um de Maio, irá realizar-se a Imposição de Insígnias na sala de espetáculos Passos Manuel, paredes meias com o Coliseu do Porto. Cada entrada irá custar a módica quantia de 3€ para assistir a esta gala. No mesmo dia haverá a missa de Bênção de Pastas, destinada aos finalistas das respetivas licenciaturas.

De 1 a 8 terá lugar a já tradicional semana da Queima das Fitas do Porto, considerada por muitos a melhor do país por toda a sua envolvência. No dia três, estão reservadas surpresas para o dia do Cortejo por parte da associação, segundo disse a Presidente da mesma.

As II Jornadas dos novos paradigmas da Psicopedagogia terão a sua reedição a 14 de Maio. No mesmo dia para assinalar e distinguir os alunos finalistas existirá a Gala Lusófona, para quem termine os seus cursos este ano. Está incluído jantar e será escolhido pelos alunos o melhor docente de cada curso.

A encerrar todo o conjunto de atividades dar-se-á a 26 de Maio a Serenata ao Douro e de dia dois a cinco de Junho o fim de semana desportivo que serve para todos os alunos da Universidade que queiram participar confraternizarem entre si.

Ilídio Guerreiro

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Uma tradição que permanece ao longo dos tempos

O traje académico alem de ser o “uniforme” do estudante, simboliza a igualdade entre todos os estudantes.

Aproxima-se a semana académica e são muitos os universitários que procuram o traje académico, considerado o uniforme do estudante.
O Traje Académico deriva das vestes eclesiásticas e, desde sempre, é composto pela capa e batina. Este facto realça o efeito da Igreja no Ensino. Foi o clero que, até ao século XVIII, deteve o monopólio do ensino.
Apesar de actualmente se apresentar uniformizado, nem sempre o Traje Académico foi como o conhecemos hoje, uma vez muito ligado à igreja. É nos finais do século XIX, com a introdução da calça comprida, que ele começa a aproximar-se daquilo que conhecemos hoje.
O traje terá surgido como uma medida de indistinção entre o pobre e o rico, concentrando o esforço da distinção académica única e exclusivamente nas capacidades do estudante. De Capa e Batina, não existem distinções entre pobres e ricos. Todos são iguais. A única forma de alguém se evidenciar é através do uso da inteligência.
Mafalda Tavares, frequenta o 1º ano no ensino universitário, afirma que não participa nas praxes nem nas actividades académicas, diz que não é anti-praxe mas não se identifica com essas actividades, por isso, não faz sentido comprar o traje. Já Daniela Machado, aluna do 3ºano afirma que desde o seu primeiro ano participou em todas as actividades académicas tanto como caloira, como doutora e que mal entrou para a universidade comprou o traje. Afirma que este ficará como lembrança dos anos que estudou. 
Esta tradição parece estar longe da extinção, porque todos os anos são milhares os alunos que participam nas praxes com o objectivo de usar o traje académico.


Por: Joana Silva

Gabinete do Munícipe: Balcão de Atendimento Virtual

Conheça um pouco do Balcão de Atendimento Virtual e veja como o atendimento municipal, pode caber no seu computador.

O novo serviço, permite ao munícipe tratar de tudo, à distância de um click...



O Gabinete do Munícipe dispõe de um serviço de atendimento multicanal, criado a pensar nas necessidades e expectativas dos Munícipes do Porto e de todos os cidadãos que, por motivos pessoais ou profissionais, relacionam-se com a Autarquia.

Por: Anabela Pestana

A Minha Universidade é Melhor que a Tua

Artigo de Opinião

Por que falamos mal? Por que temos raiva das coisas? Não gostamos daquilo à nossa volta e criticámos?
Eu falo mal, Tu falas mal, Nós falamos mal…Então hoje, vou falar bem…



A minha Universidade é melhor que a tua porque simplesmente é a minha. Inútil dizer que estas minhas opiniões são convicções pessoais, convicções que muitos colegas e estudantes podem não partilhar. No entanto, quanto mais errada estiver nas minhas opiniões, tanto melhor. Melhor para a universidade, para os seus professores e estudantes, e melhor para todos os que nela trabalham.
O maior inimigo de muitas outras Universidades é a falta de mobilidade dos docentes. Ou seja, os professores nascem, crescem e morrem na Universidade. Mas na minha Universidade, todos os professores que conheço já viveram outras realidades. Conhecem imensas Universidades e sabem os pontos a melhorar.
Outro factor, é que na tua faculdade nada se faz ao longo do ano, a não ser na porcaria de época de exames…oh nós aqui, temos um longo e tortuoso caminho a percorrer, cansativo! Em compensação, o que aprendeste? Eu aprendi MUITO na minha Universidade e os meus professores influenciaram no meu modo de pensar.




Por: Joana Silva


terça-feira, 5 de abril de 2011

ULP cria recibos online


A ULP disponibilizou online uma nova forma de levantar os recibos dos pagamentos realizados no ano lectivo de 2010/2011,através de download efectuado no portal académico (netPA).
A nova ferramenta permite que, de forma rápida e prática, os alunos tenham acesso aos documentos sem ser necessário deslocarem-se à secretaria.
Para ter acesso aos recibos é necessária a versão actualizada do Adobe Reader. O sistema permite a emissão de até cinco vias do mesmo recibo, sendo que os documentos requisitados no balcão entram nesta contabilidade.
Para aceder ao novo sistema basta dirigir-se à área Secretaria no site da ULP e entrar em Download de Documentos e Declarações. Em seguida seleccionar os recibos que se quer imprimir ou guardar para depois confirmar a ordem de impressão ou arquivamento d o recibo que fica disponível em formato A4.


Recibos Online - slideshow dvd

Por: Zanaida Augusto
Cresce o número de alunos ligados à rede

As redes sociais tornam-se um fenómeno da Internet.Os alunos da ULP conhecem cada vez mais sites como o Facebook, Twiteer, MySpace ou Youtube.

Actualmente sites como o Facebook, Twiteer, MySpace ou Youtube estão por toda a parte. As redes sociais na Internet funcionam como páginas da web que facilitam a interacção entre os utilizadores em diversos locais.
 "Conhecer e comunicar com os amigos”, "ter acesso a eventos", "projecção a nível profissional", "entretenimento" e "diversão" são algumas das razões apontadas pelos alunos para participarem nas redes sociais. Afirmam também reconhecer os perigos destes sites como por exemplo, “utilização dos dados pessoais” e “criação de perfis e identidades falsas”.
São também várias as instituições que se instalam nas redes sociais como forma de dar a conhecer a “marca”. A ULP não foge à regra. Na página do facebook da instituição são anunciadas todas as actividades que se realizam  e é também, local de comentários de quem participa.



 Por: Joana Silva

O negro estudantil sai à rua

 

Os universitários do país voltam, este mês, a mostrar descontentamento pela actual situação de Portugal.

Capas negras à janela – A Força dos Estudantes foi o nome do evento criado na rede social Facebook destinado aos jovens estudantes universitários. A ideia é colocar, até ao final do mês, as capas dos trajes académicos nas varandas e janelas de forma a nascer uma mancha negra pelas cidades de Portugal. ‘’No mês que antecede as Queima das Fitas e Semanas Académicas do país; num mês que será de luta para os estudantes conseguirem os seus direitos; num mês que será de luto por todos os que não podem continuar a estudar’’ foi o mote da iniciativa que pode ler-se na página do evento e foi divulgado por vários blogues. A rede social Facebook volta, após o movimento Geração à Rasca, a ser o espaço onde se desenvolvem manifestações de carácter apartidário. Com a participação de cerca de sete mil utilizadores prevê-se que os internautas continuem a ver a Internet como ferramenta de protesto.

 




Por: Catarina Marinheiro

Sessão solene marca dia da Universidade

O dia 9 Abril será inteiramente dedicado à Universidade Lusófona do Porto. O Presidente do Conselho e Administração do grupo Lusófona - Doutor Manuel de Almeida Damásio - juntamente com o Reitor da ULP - Professor Doutor Fernando dos Santos Neves - convidam todos a estarem presentes.


A sessão comemorativa será na sala Nobre da Universidade e conta com várias actividades, a decorrer entre as nove e trinta e as dezassete e trinta, tais como a entrega das bolsas de mérito e dos diplomas, e as actuações das tunas académicas da ULP. Os alunos deverão comparecer, à cerimónia, devidamente trajados.


O convite, via facebook, é dirigido a toda a comunidade académica. A instituição utiliza a página oficial que mantém na rede social, para fazer chegar esta mensagem, entre outras, a alunos, professores e auxiliares.




segunda-feira, 4 de abril de 2011

Associação de Estudantes da ULP no facebook






 A aeulp fica através desta rede social mais próxima de toda a comunidade estudantil da Universidade

 A Associação de Estudantes promove todas as suas atividades na sua página do Facebook, através do seu mural. Atividades essas que podem ser festas, conferências entre outras.
 A página tem 22 fotos. Esta área, tem dois álbuns, um com cinco fotos e outro duas fotos com atividades do ano 2011. Existe também uma zona de fotos partilhadas. De realçar que atualmente, a foto de perfil é o cartaz com as atividades que a associação vai fazer na Queima das Fitas deste ano, a realizar como é hábito na primeira semana de Maio.
 Na página de perfil aparece em informação de contacto, dois números de telemóvel, a morada da Universidade e dois endereços de e.mail para mais fácil contactar os membros da direção da Associação de Estudantes.
 Assim sendo, o utilizador que visite esta página ficará com mais informação sobre a Universidade.

  Ilídio Guerreiro 

ULP no Facebook

A Universidade Lusófona do Porto aderiu recentemente às redes sociais. A página do Facebook da instituição cresce exponencialmente.

A instituição juntou-se à comunidade do Facebook e conta com 1275 pessoas a gostarem de si. A página divulga os vários eventos organizados pela Universidade, e através da ferramenta "eventos" faz chegar convites virtuais a todos os associados da página.

Há uma permanente actualização da actividade do estabelecimento na página, assim como os inúmeros "gosto" dos receptores. Para além da informação relativamente ao ano curricular 2010/2011, o facebook da Universidade  fornece informações adicionais na "informação básica" para quem ainda desconheça o estabelecimento e tenha interesse em conhecer.



Carina de Barros

sábado, 2 de abril de 2011

ULP marca presença na QUALIFIC@ 2011

A ULP está presente na Exponor - Feira Internacional do Porto para mais uma edição da Qualifica – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, que se realiza entre os dias 31 de Março e 3 de Abril.

Segue o teu talento é o tema da edição do Qualifica 2011 que tem como objectivo informar e sensibilizar os jovens para a importância da escolha acertada da formação e da construção de uma carreira de sucesso. O evento conta com a participação de instituições do Ensino Superior e do Ensino Profissional e de organizações que procuram informar sobre Portais de Emprego, ofertas de inserção profissional e recrutamento para trabalhos temporários. No mesmo local pretende estabelecer-se a ligação entre educação e formação com as possibilidades de emprego existentes em diversos sectores.
Neste evento a ULP conta com o apoio de duas equipas, formadas por alunas dos cursos de CCC e de Gestão, preparadas para promover a Universidade e divulgar informações úteis a possíveis candidatos no ingresso na ULP. A localização da Universidade, a possibilidade de Candidatura de Maiores de 23, o ensino pós-laboral e a oferta de variados níveis de formação (Licenciaturas, Pós-Graduações, Mestrados e Doutoramentos), são alguns pontos abordados pelas colaboradoras nesta importante iniciativa a decorrer na Exponor.



Por: Lícia

Concorda com a medida do governo em proibir a venda de drogas legais em smartshops?

Visitas