Criado no ano de 1961, por Dodó e Osmar, em Salvado/Baía, o trio eléctrico é o nome pelo qual, no Brasil e no mundo é chamado o camião adaptado com sonorização de aparelhos para transmitirem músicas ao vivo. Hoje é considerado um dos maiores fenómenos de massa do Brasil. A história do trio elétrico está intimamente ligada à criação do instrumento musical “guitarra baiana” que foi concebida pelos mesmos criadores do trio elétrico.
Fonte: motorpasion.com.br
Pela primeira vez apresentou-se no domingo de Carnaval em Salvador, nos anos 60, um conjunto de três instrumentistas, formado por: Dodó , Osmar, e Aragão. Eles resolveram restaurar um velho Ford Bigode de 1929, que estava guardado na garagem, e no Carnaval do mesmo ano, saíram às ruas tocando seus “paus elétricos” em cima do carro, com o som ampliado por altifalantes, nas laterais do carro se liam em duas placas “Trio Elétrico”. No primeiro desfile eles foram recebidos com aplausos.
Fonte: sites-faction.mus.br
Os tempos foram passando e o Carnaval de trio elétrico foi evoluindo, os trios foram adquirindo proporções maiores e, com evolução, vieram as micaretas que são festas organizadas ao longo do ano, carnavais fora de época. Hoje na Baía, existe uma verdadeira indústria para a confeção, manutenção, comércio e aluguer de trio elétrico. Os camiões são adaptados para suportar potentes caixas de som num lugar onde normalmente é transportada a carga, um palanque na parte superior onde fica o cantor, a banda de trio elétrico , convidados, bar, suites e muito conforto.
Por Patricia Alves
Como poderei contactar a Patricia Alves?
ResponderEliminar