quinta-feira, 29 de março de 2012

Feira de Artes e Ofícios "Artesanatus"

O artesanato invade o coração da cidade


Na cidade do Porto teve lugar a 9ºedição da “Artesanatus”, Feira de Artes e Ofícios. A praça D.João I foi o palco escolhido para este evento.


A tenda gigantesca e cristalina da “Artesanatus”, salta facilmente à vista de cada um, numa das praças mais importantes da cidade portuense.


Este certame é todos os anos administrado e promovido pela Associação de Artesãos da Região Norte (AARN), sendo um dos mais importantes eventos deste sector a nível nacional. Leandro Coutinho é o presidente desta associação, o organizador desta feira, e também o presidente da federação portuguesa de artesanato.

Para Leandro Coutinho, a crise que se tem vivido, não se notou como seria de esperar no inicio deste evento, mesmo que já tenha tido anos melhores e com mais adesão.

”Curiosamente, em termos gerais, a crise não se tem verificado”, afirmou Leandro Coutinho.


Neste evento, já conceituado da cidade do Porto, estiveram presentes criadores tradicionais e contemporâneos que mostraram variadíssimos artigos de excelência relativos às mais diversas vertentes do artesanato português tais como: azulejaria, cerâmica, ourivesaria, tecelagem, bordados, brinquedos e marionetas, mobiliário para crianças.

Sofia Ribeiro, uma das participantes da feira, tinha a sua banca dedicada, essencialmente, às crianças, com brinquedos e marionetas. Esta artesã dedica, exclusivamente, a sua vida ao artesanato e tal como Leandro Coutinho mostrou-se optimista em relação à eventual crise.


”Mesmo em tempos de crise, tem havido uma boa afluência por parte das pessoas” disse Sofia Ribeiro


O público que ao longo dos anos visita a feira mostra sempre grande curiosidade por tudo aquilo que está exposto em cada banca. Durante os 23 dias de “Artesanatus” foram, mais ou menos, 90 mil, os visitantes deste evento, em que uma boa percentagem adquiriu alguma coisa. Aquilo que condicionou mais a compra foi sem dúvida a crise apesar da opinião optimista do organizador do evento e de um dos participantes. Notou-se uma certa divisão na opinião, em relação a esta fase menos boa que a sociedade vive em termos de problemas económicos, também em relação aos visitantes.






                                                        Enquanto uns compravam…





                                                  …outros simplesmente olhavam.


Joaquim Pinto foi um dos visitantes da feira. Este tipo de eventos não é novidade para ele e salienta a pertinência da data: “habitualmente visito este tipo de feiras e considero que é uma excelente oportunidade para o artesanato português se expandir, aliada à época natalícia, que torna o evento ainda mais apelativo.”


A delicadeza do momento a nível económico e a necessidade de poupar não foi esquecida por Joaquim. “Os tempos complicados fazem com que haja uma maior contenção na compra.

Para o próximo ano pretendo, naturalmente, voltar”, admitiu.


De uma forma geral, a edição de 2011 da Feira “Artesanatus” foi um sucesso, conseguindo combater a crise e ter um número bastante simpático de visitantes. “O balanço foi positivo e em alguns casos, excedemos as nossas expectativas” referiu Leandro Coutinho.


O organizador do evento prometeu nova realização da Feira.”Para o ano há mais.”


Por: Gonçalo Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário

Concorda com a medida do governo em proibir a venda de drogas legais em smartshops?

Visitas