A Internet é desde a sua existência uma
plataforma interactiva e dinamizadora. Com o advento desta rede mundial de
comunicações, surgiu também o e-commerce:
o comércio electrónico. Esta modalidade permite a compra e venda de produtos
através das lojas virtuais realizando as transacções financeiras por via de
dispositivos e plataformas electrónicas. Este tipo de comércio online é, no
século XXI, uma das plataformas mais utilizadas sendo que é grátis e acessível
a todos. Inicialmente, o e-commerce, era utilizado para a venda de bens comuns
como livros, CD’s, no entanto hoje, o e-commerce abrange a compra e venda de
todo o tipo de produtos sendo que o vestuário é o mais comercializado.
O F-commerce, ou facebook commerce, é uma plataforma que
se enquadra no e-commerce mas que é
realizado somente através da rede social. O Facebook-commerce foi criado com o intuito de envolver as pessoas
com os produtos e as respectivas empresas e por conseguinte, estimulá-las a
partilhar a informação entre os amigos e a comprar os produtos. As páginas no facebook criadas pelas empresas ou
comerciantes para venderem os produtos, funcionam como autênticas lojas
virtuais que estão adaptadas de recursos similares a essas mesmas lojas tais
como: carrinho de compras, vitrina de produtos, secção de ajuda, entre outros.
Normalmente as empresas, ao criarem as ditas montras de produtos, informam os
usuários sobre o preço e a descrição do produto. O usuário tem total liberdade
para comprar o produto ou simplesmente utilizar os aplicativos de Social
Plugins que lhes permite, sem qualquer esforço, “gostar” ou partilhar
informações entre outros amigos. Sendo o facebook
uma das maiores redes sociais do mundo várias são as pessoas, que criam através
do F-commerce as suas próprias lojas
virtuais.
Sem comentários:
Enviar um comentário