terça-feira, 29 de março de 2011

«Grupo Lusófona» cobra 45€ para taxa de acreditação anual da "A3ES" (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior)

A Universidade Lusófona e outras oito instituições, pertencentes ao «Grupo Lusófona» estão a solicitar aos alunos o pagamento de uma taxa anual extra de 45 euros, tendo em vista cobrir gastos com a avaliação obrigatória dos cursos, que cabe à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior ( A3ES).




O presidente da agência independente (A3ES) a quem cabe acreditar cursos públicos e privados, Alberto Amaral, referiu que criar "uma taxa a meio do ano lectivo é ilegal" e acusa a Lusófona "de má-fé". O responsável diz que com o que estão a cobrar aos alunos, o «Grupo Lusófona arrecada cerca de meio milhão de euros, quando o que têm que pagar à agência não chega sequer a metade desse valor». "Estão a ter lucro ou então estão a apoiar as instituições que têm espalhadas pelo país", adianta Alberto Amaral. Estranha ainda que estejam a pedir aos alunos um pagamento único quando à agência pediram para pagar em prestações, sublinhando que, nesta primeira fase, estão apenas a ser avaliados "os cursos que suscitaram mais dúvidas de qualidade e não um leque tão variado de cursos.

Muitos alunos do grupo Lusófona têm enviado queixas à A3ES, que respondeu que as universidades sabem desde a criação deste organismo, em 2007, que lhes cabe suportar os seus encargos, acrescentando-se que a primeira deliberação que fixou os montantes a cobrar pela avaliação é de Novembro do ano transacto.

Fontes:

Por : José Miguel

Sem comentários:

Enviar um comentário

Concorda com a medida do governo em proibir a venda de drogas legais em smartshops?

Visitas