terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Entrevista a André Silva*

Doping, Drogas, Boxe estes foram os temas centrais da entrevista com o jovem pugilista que falou connosco ainda sob o efeito do vício que o acompanha.


Filipa Alves - Vês o boxe como um desporto que gera violência?
 
André Silva* – Não. Até tenho a opinião contrária. O boxe é um desporto de combate, mas a essência é o respeito pelo adversário e pela integridade física do mesmo. Aprendemos a utilizar a força e a técnica apenas desportivamente. Não seria digno de um atleta deste tipo de competição agredir um cidadão comum.


FA – As substâncias ilícitas são de fácil acesso para menores?



AS – Não, este tipo de substâncias são infelizmente vendidas pelos profissionais da área. A menos que se conheça um profissional do boxe, dificilmente se consegue encontrar este tipo de substâncias.



FA – O controle antidoping em Portugal é rigoroso?
 
AS – Não, na nossa área não. Penso que este desporto em Portugal não tem muita divulgação nem cariz. Isso faz com que a própria federação e as entidades que organizam combates não ajam rigorosamente.



FA – Existem mais colegas da tua faixa etária que consomem as “pastilhas” para ganhar combates?


AS – Sim, existem. Muitos dos meus colegas tal como eu sentem necessidade de consumir estas substâncias para obter uma melhor forma física. Pode-se dizer que é uma forma de escape a outras situações pessoais que também têm.



FA – As drogas têm algum reflexo na tua vida pessoal?
  
AS – Têm, quando não consumo fico cansado e psicologicamente saturado. Não tenho vontade de sair ou fazer outras actividades. É quase como passar um dia inteiro a correr na mesma rua, cansa não só o corpo como a mente. Afasta-me de tudo.

FA - Se não tivesses sido vítima de bullying, achas que algum dia terias entrado para o boxe?
 
AS - Acho que não iria ter esse clique que me faria avançar com a inscrição. A vontade para ir para o boxe não seria tanta. Ficava só pelo gosto e via na televisão. Também acho que quase toda a gente já passou por situações semelhantes na escola, só ainda ninguém tinha definido de bullying.



FA- Pensas em algum dia deixar de consumir?


AS – Já pensei e já tentei mas para já sinto-me num beco sem saída.

*Nome fictício. O entrevistado não quis que o nome fosse revelado devido à sua condição.

Combate Viseu 2010 Categoria 63kg Junior


Sem comentários:

Enviar um comentário

Concorda com a medida do governo em proibir a venda de drogas legais em smartshops?

Visitas