terça-feira, 7 de junho de 2011

Terceira idade: Envelhecer bem

O envelhecimento bem-sucedido é cada vez mais importante, quando há um crescimento da população sénior. Existem alternativas proveitosas para melhorar a qualidade de vida na terceira idade.

O significativo crescimento da população idosa tem um impacto social. Dada a situação, importa promover um envelhecimento aliado ao bem-estar e qualidade de vida. Para que isto aconteça, é importante estar a par das alternativas aconselháveis, para todos os gostos e carteiras.
 Olímpia Soares, com 79 anos, mantém o contacto próximo com a família e considera isso como um factor importante na sua vida. Faz questão de os convidar em épocas especiais e manter essas relações privilegiadas ”chamo-os e levo-os a comer em casa ou ao restaurante. Sou muito amiga dos meus filhos, eles convidam-me muitas vezes para ir a casa deles”, diz entusiasmada.
 Para além destas relações, faz questão de preencher os seus dias com visitas “a amigas ou doentes”, a fazer o trabalho doméstico mais básico e caminhadas “todos os dias dou uma voltinha porque faz bem”. Cidália Lima, com 78 anos acrescenta alternativas para o idoso se manter activo no contexto social, físico e mental “todos os sábados vou ao shopping para me encontrar com as minhas amigas. Durante a semana vou até ao cafezinho para me distrair. Quando a câmara organiza actividades, inscrevo-me sempre!”.

Exemplos de como se pode preencher os dias e de forma diferente, ora dedicando-se aos outros, de forma a colmatar não só a sua solidão como a dos outros. Ora dedicando-se às tarefas domésticas, pequenas actividades benéficas para o exercício mental e exercício físico.
A componente física é muito importante para a condição de vida nos idosos, “é uma forma dos músculos não atrofiarem, quanto mais activos, tanto a nível físico como mental, melhor se encaminham com o avançar da idade”, diz Sílvia Portela, professora de psicologia.  
E é neste mesmo caminho que está Maria Rocha. Com 69 anos, faz o trabalho de campo a um ritmo notável. Desde que adquiriu um vasto terreno, cultiva vários legumes, frutos e animais – desde galinhas, coelhos a ovelhas, cabras e porcos e ainda tem tempo para fazer jardinagem. Tudo isto feito única e exclusivamente por ela. Faça chuva, faça sol, Maria Rocha acorda com o cacarejar das galinhas. O dia começa cedo, as vicissitudes da velhice não a fizeram parar, mas sim abrandar o ritmo “as pernas começam a ganhar caruncho, a coluna também, e é o que faz uma pessoa cansar-se senão não me cansava”, diz em tom de brincadeira. Segundo a tese “Qualidade de vida e solidão na terceira idade” de Ana Filipa Alves dos Santos, da Universidade Fernando Pessoa, estes testemunhos reúnem todos ingredientes para se envelhecer bem.
É difícil obter espaços disponíveis para fazer o que Maria Rocha faz com os seus terrenos, mas também existem serviços sociais de apoio aos idosos e lares de luxo.
O programa Apoio 65 – idosos em Segurança, iniciativa do Ministério da Administração Interna, um projecto integrado no policiamento de proximidade (PIPP) para criar melhores condições na qualidade de vida dos idosos. Um projecto que consiste em “dar resposta (principal ou alternativa) às necessidades como: acesso e controlo de informação útil e dos seus direitos, qualidade de alojamento e alimentação, falta de retaguarda e suporte familiar, apoio na doença, entre outros”, afirma o subcomissário Marco Almeida.
Há ainda um outro projecto em curso entre a Câmara Municipal do Porto e a Federação Académica do Porto, o Programa Aconchego. Um programa a pensar em todos os Séniores da cidade do Porto e universitários. Os idosos cedem espaço para mais uma pessoa (universitário) e ganham uma companhia, os universitários beneficiam de uma casa cómoda para morarem.
Um programa que ajuda a colmatar a solidão na terceira idade, uma das componentes importantes para o bem-estar do idoso e melhorar a sua qualidade de vida, com os serviços médicos e apoio domiciliário oferecidos por este. O projecto aproxima os jovens dos idosos numa possível troca de valores propícia a ambos. O subcomissário Marco Almeida refere ainda, a longo prazo, responder de maneira significativa aos pedidos dos idosos, mas para isso, é necessário “um trabalho em rede é fundamental para conseguir mais e melhor intervenção junto da população sénior”.
Para quem beneficia de uma boa estabilidade financeira pode optar pelos lares de luxo. Entre a vasta gama de serviços personalizados e evolutivos, estas instituições de luxo têm o cuidado de criar soluções à medida de cada hóspede, para esteja acomodado com o maior conforto possível.
Alternativas favoráveis para melhorar as condições de vida nos indivíduos e aumentar a esperança média de vida. É neste sentido que as alternativas mencionadas são proveitosas para melhorar as mudanças ocorridas no processo de envelhecimento. O processo de envelhecimento tem um grande impacto na vida dos indivíduos e consequentemente na sua qualidade de vida definida pelo nível de satisfação com a vida, na qual depende do envolvimento de vários factores, como hábitos de vida, de actividade física, da percepção de bem-estar, das condições físicas e ambientais, do relacionamento familiar e da amizade, como refere em Qualidade de vida e solidão na terceira idade por Ana Filipa Alves dos Santos.

Por: Carina de Barros

Sem comentários:

Enviar um comentário

Concorda com a medida do governo em proibir a venda de drogas legais em smartshops?

Visitas