terça-feira, 7 de junho de 2011

Jovens vivem experiências noturnas precoces

Jovens e adolescentes estão cada vez a sair mais à noite, encarando as saídas noturnas como sinónimo de libertação e independência. Para os pais, os problemas e preocupações começam mais cedo. A rebeldia e os excessos são atitudes comuns.


São jovens ou até mesmo crianças que dos 12 aos 15 anos querem ir para as discotecas. A vida noturna já não é um meio desconhecido, uma experiência vivida por cada vez mais jovens. As saídas à noite dos filhos são para os pais motivo de preocupação. Sem saberem que decisão tomar, muitas vezes ficam divididos entre deixar sair ou não, já que a estas saídas podem estar associados alguns perigos como o consumo de álcool e drogas, a violência e as relações sexuais de risco.
“ Gosto de sair á noite para não ser excluída pelos meus amigos. Os meus pais nem sempre têm conhecimento quando saio, por vezes digo que vou dormir a casa de uma amiga” Bárbara Silva 15 anos.
“Normalmente vou a discoteca com a minha tia, uma vez que já é adulta os meus pais deixam-me, mas não tenho por hábito sair à noite” Esperança Lucas 17 anos.
Segundo a Socióloga Isabel Babo Lança, contextualiza essas atitudes nos jovens mediante as lógicas vigentes num espaço público contemporâneo, as normas e as convenções têm vindo já desde o século XX a decair. Verificou-se ainda que esta questão do culto do “eu” de uma personalização excessiva tem custos elevados, a perda da identidade é um deles. “É lamentável ver jovens a serem conduzidos aos hospitais ou o mais grave ainda é a não serem levados aos hospitais porque às discotecas que os vendem álcool não querem ser identificadas” sublinhou a socióloga.
Afirmou ainda que cultura não deve ser chata, e é ai que os pais, professores e psicólogos entram e têm um papel fundamental para a orientação dos jovens para que entendam que é possível divertirem-se sem consumirem álcool ou saírem à noite.

As estatísticas dos bancos de urgência registaram um aumento elevado nos últimos anos de jovens que em épocas festivas dão entradas nos hospitais inconscientes.
Sair à noite para os jovens é sinónimo de regresso a casa às cincos ou seis horas da manhã. Algumas discotecas optaram por abrir mais cedo para que os jovens divirtam-se até à meia-noite. Mas para esses jovens o conceito mudou, têm que “curtir” à noite toda como gente grande e para apimentar as meninas vestem-se como adultas, de minissaia, top decotado, pintadas e de saltos altos.




Por: Zanaida Augusto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Concorda com a medida do governo em proibir a venda de drogas legais em smartshops?

Visitas