quinta-feira, 11 de abril de 2013

Bater Punho continua a dar que falar



Tedx Youth Braga

Miguel Gonçalves, o empreendedor bracarense de 32 anos, tem vindo a ser alvo de chacota dos humoristas portugueses como Bruno Nogueira e mais recentemente Ricardo Araújo Pereira, tornando-se uma das mais recentes “ondas” virais. Apresentado por Miguel Relvas no dia dois de abril, no âmbito do programa “Impulso Jovem”, o jovem orador tem vindo a dividir a opinião dos portugueses principalmente na internet, com uns a considerarem-no motivador e outros como “cromo”.

Bater Punho. É a frase usada por Miguel Gonçalves, numa sessão do programa Prós e Contras, para demonstrar que os jovens portugueses não devem ficar parados e à espera das oportunidades. Recentemente o nome do orador tem gerado grande controvérsia nos média nacionais, especialmente pelas sugestões que apresentou no Impulso Jovem, como vender pipocas para o centro comercial. Miguel Relvas convidou o orador para ser o embaixador do Impulso Jovem, programa de estágios do Governo que planeia ajudar os jovens portugueses a enfrentar o mercado de trabalho. Era a cara do evento, o embaixador “guru” do “bater punho”, que ficou polémico por afirmar algo como um estudante universitário sobreviver com 100 euros por mês a vender pipocas num centro comercial. “Peguem na palavra empreendedor. Vejam como a palavra acaba. Em dor. E não é à toa, e a coisa mais dura que há no mundo”.



Bruno Nogueira, humorista português, apelidou-o de “cromo”. “Miguel Gonçalves é uma espécie de livro de auto ajuda com laivos de Futre e a pronúncia da Fanny. É mais um dos padres do empreendedorismo.” Ricardo Araújo Pereira afirmou que os discursos do jovem orador eram como dizer “a uma rã sem pernas que saltasse”. “49 salas de cinema da Castelo Lopes fecharam por todo o país. É uma boa dica dizer às pessoas para ir vender pipocas para o cinema, como se fosse uma coisa fácil num mercado que está a fechar”.

Vítor Gaspar  no dia 10 de abril, suspendeu o Plano Estratégico de Iniciativas à Empregabilidade Jovem e de Apoio às Pequenas e Médias Empresas, mais conhecido como Impulso Jovem. O recente despacho do Ministro das Finanças condicionou todas as despesas públicas a aprovação pessoal de Vítor Gaspar. Assim, Miguel Gonçalves fica à espera do descongelamento do programa de que é embaixador após a escolha do ex-Ministro dos Assuntos Parlamentares. Até hoje, Miguel não se pronunciou aos média nacionais.



Imagem: TEDx Youth Braga

João Mota



Sem comentários:

Enviar um comentário

Concorda com a medida do governo em proibir a venda de drogas legais em smartshops?

Visitas