sexta-feira, 3 de maio de 2013

Perfil: Eduardo Saverin, co-fundador do Facebook


Eduardo Saverin, co-fundador do Facebook, a maior rede social do mundo, com aproximadamente 500 milhões de utilizadores espalhados por mais de 200 países, nasceu no Brasil em 1982. É por isso considerado, segundo a revista Forbes, uma das personalidades jovens (31 anos) mais ricas do mundo, com uma fortuna avaliada em 2,5 biliões de dólares.

Os pais de Saverin decidem emigrar para os Estados Unidos em 1992, na sequência da venda de uma fábrica de roupas infantis da qual eram proprietários, em 1987. Já em solo americano adquirem uma companhia vocacionada para a exportação de produtos médicos. Em 2003 Eduardo Saverin inicia a sua licenciatura em Economia, na Universidade de Harvard.

Foi precisamente em Harvard, numa residência académica, que Eduardo Saverin travou conhecimento com Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook. Zuckerberg tinha uma ideia, congregar a comunidade académica de Harvard numa mesma plataforma social na internet. Para tal muito contribuiu a ajuda financeira prestada por Saverin para o sucesso deste projecto, o qual viria a figurar como director financeiro (CEO) do Facebook, que é oficialmente fundado em 2004, alcançando rapidamente milhares de utilizadores.

Entretanto a relação entre ambos azeda. Saverin instala-se em Nova Iorque, ao passo que Zuckerberg viaja até a California, onde entra em contacto com uma nova equipa de investidores externos. Zuckerberg prescinde então do apoio de Saverin enquanto director financeiro do Facebook. A ruptura é eminente. Inconformado, Saverin protesta em tribunal e consegue recuperar 5% das acções da empresa a que tinha direito. O seu nome volta a configurar nos quadros da empresa enquanto co-fundador.

Em 2012 Saverin renunciou à cidadania americana, num acto puramente estratégico, isentando-se assim da taxa de 15% que a lei económica dos Estados Unidos cobra sobre capitais. Saverin vive e trabalha actualmente na Singapura onde, de resto, essa mesma taxa não se aplica. De referir que o Facebook está avaliado em cerca de 25 biliões de dólares.
 
Por Joaquim Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Concorda com a medida do governo em proibir a venda de drogas legais em smartshops?

Visitas