terça-feira, 10 de maio de 2011

Benção das Pastas: Um dia a pensar no futuro


Ano após ano, o primeiro domingo de Maio fica na memória para os inúmeros estudantes universitários da cidade do Porto. Finalistas e familiares partilham um momento de transição nas suas vidas: o fim de um ciclo e o início de outro.

A Bênção das Pastas do Porto realiza-se desde o ano de 1920 designada na altura como Festa da Pasta. Divididas pelas faculdades até então, em 1943 tornou-se uma só dirigida a todas as instituições. No ano seguinte aconteceu a primeira Bênção das Pastas na Igreja dos Clérigos.
Actualmente é realizada ao ar livre, na Avenida dos Aliados que se torna pequena para tantas pessoas. Este ano a chuva ameaçou mas a boa disposição e emoção não demoveu os presentes. Num dia especial para a Igreja com a beatificação do Papa João Paulo II, a homilia do bispo da Diocese do Porto Manuel Clemente centrou-se no futuro e a necessidade de haver união ‘’unidos estamos, e unidos deveis permanecer, mesmo que a vida geograficamente vos separe, como acontecerá em breve e em geral. Mantende-vos unidos, mutuamente interessados e solidários, na comunhão que gera novidade e até profissão’’ referiu.
Com o desejo de um futuro próspero numa altura complicada como a que se vive no país, a missa da Bênção das Pastas inspira os presentes acreditar na mudança.



 
Por: Catarina Marinheiro 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Concorda com a medida do governo em proibir a venda de drogas legais em smartshops?

Visitas