quinta-feira, 31 de maio de 2012

Vítimas de Stalking, o blogue



O cabeçalho apresenta-o de forma sintética e eficaz. É um blogue onde as vítimas têm o seu espaço de encontro, partilha e reflexão e, ao mesmo tempo, pretende motivar o surgimento de legislação específica para o Stalking em Portugal.


Maria João Costa, que dirige a chancela Livros d'Hoje da editora Leya,  fez o primeiro post no dia 25 de Novembro de 2011. Trata-se de uma transcrição integral do artigo "Stalking: Perigo para mulheres jovens e sozinhas", que divulgava um Estudo feito pela Universidade do Minho sobre este fenómeno. No dia 30 de Novembro de 2011, Maria João Costa publica o primeiro testemunho de uma vítima de stalking portuguesa. Inúmeros testemunhos lhe seguiram.


A 3 de Dezembro de 2011, Maria João Costa escreve o primeiro Post, onde explica o surgimento do blogue Vítimas de Stalking. Após definir detalhadamente o Stalking, acaba finalmente por justificar o seu interesse por este assunto:  "Imagino que se perguntem de onde vem tanto conhecimento de causa sobre stalking, afinal?! Pois bem, eu conto: vem de um ano e meio de perseguição intensiva! Detalhe: no papel da vítima! O que torna tudo mais difícil... E mais assustador também.  Mas sobre essa história falo mais tarde".



No mesmo post, Maria João Costa refere ainda que "já não é de hoje que falo da importância de se criar legislação específica para assegurar a protecção de quem precisa, e também não é nova, em mim, a ideia de criar algum tipo de entidade que pudesse, realmente, ajudar vítimas de stalking». Confessa ainda que antes do estudo da Universidade do Minho ser divulgado «achava que não passaria de  uma voz solitária a defender a criminalização do stalking» , mas, depois, sentiu alguma "abertura" por parte do governo no que diz respeito à criação de legislação específica para o Stalking. E, termina, "Já todos perceberam que há um longo caminho a percorrer, mas espero que a criação deste blog represente mais um passo em frente nessa direcção..."


Maria João Costa já deu o seu testemunho pessoal, enquanto vítima de stalking, em vários órgãos de comunicação social, como a revista Visão ou o canal televisivo SIC. Apesar de ainda não ter partilhado a sua experiência no blogue, no dia 31 de Dezembro Maria João Costa publica o primeiro depoimento dirigido especificamente ao Vítimas de Stalking. No mesmo dia Maria João Costa cria a página de facebook do Vítimas de Stalking. 

:
(minuto 19:40)

Consulte aqui os casos de stalking noticiados nos principais meios de comunicação social on-line.




Além dos comentários e testemunhos de anónimos, Maria João Costa recebeu também o apoio de diversas personalidades portuguesas. Maria Teresa Horta, escritora e feminista, dedicou-lhe um poema. Pouco depois Helena Sacadura Cabral, escritora e jornalista,  comentou o blogue, apoiando a iniciativa, assim como  Clara Mesquita, rosto do Shopping Cidade do Porto.




Assim, como o apoio ao Vítimas de Stalking foi aumentando, também o número de histórias de vítimas de stalking  que chegavam ao blogue e, mais importante, Maria João Costa foi divulgando também informações que permitam às vítimas defenderem-se. Entre os dados divulgados, estão os números de apoio a vítimas de stalking, nomeadamente o Serviço de Psicologia da Universidade do Minho, Coimbra e Porto. Junta-se a estes uma linha de apoio para ajudar os stalkers a deixarem de praticar stalking.


Sete meses depois da primeira publicação no Vítimas de Stalking, o mais recente post de Maria João Costa é óptimista: "Em Inglaterra são dados os primeiros sinais políticos de que o stalking pode ser levado a sério", perspectivando-se a continuidade do blogue até que o assunto seja visto da mesma forma em Portugal e pela lei.  Aliás, no primeiro post escrito por si, Maria João Costava escreveu: "percebi, finalmente, que poderia ser mais do que uma simples voz perdida na noite a clamar por uma protecção que tarda, apesar do problema da falta de tempo se manter. Alertaram-me para os perigos que poderiam decorrer pelo facto de dar a cara por este assunto, nomeadamente a possibilidade de "acordar o monstro", isto é, despertar a atenção do stalker que me perseguia, agora que tudo parece calmo. De um modo nada leviano, senti, em consciência, que, ainda assim, era o certo a fazer. "


Sílvia Silva

1 comentário:

  1. Boa noite
    Eu sou vitima de STALKING desde Setembro de 2010, até agora ! Tenho 1 familia completa + amigos da perseguidora + ex-colegas !
    Até agora tenho-me aguentado mas, já começo a estar saturado e 1 dia destes, vou começar a retaliar contundentemente !
    Cmpts
    José Augusto Bagôrra

    ResponderEliminar

Concorda com a medida do governo em proibir a venda de drogas legais em smartshops?

Visitas