terça-feira, 10 de maio de 2011

Semana Académica do Porto: o dia dos finalistas da ULP

Todos os anos, no primeiro domingo de Maio, a imposição de insígnias reúne a comunidade académica numa cerimónia dedicada aos finalistas. A celebração assinala o mérito e o reconhecimento pela chegada ao final do curso, etapa importante na vida de todos os estudantes.

No passado dia 1 de Maio, o Auditório Passos Manuel, na cidade Invicta, encheu-se de alunos da Universidade Lusófona do Porto, envergando cartolas e bengalas de várias cores. A cerimónia, organizada pela associação de estudantes da ULP, faz parte das actividades praxísticas e contou com forte de adesão dos estudantes. Todos os cursos foram convocados, por ordem de antiguidade na universidade, e o representante de cada licenciatura fez uma breve apresentação, antes dos finalistas serem chamados.


Trajados a rigor, foram subindo ao palco, um por um, acompanhados do padrinho ou da madrinha de curso ou de praxe (ou alguém que o aluno escolheu para o efeito), sob o olhar orgulhoso de familiares e amigos. No palco, o padrinho dobra a capa do finalista e coloca-a na pasta que este segura, fechando-a com as fitas para dentro. Retira-lhe a gravata e coloca-lhe a roseta e a cartola, para de seguida o ‘cartolar’ pela primeira vez, com 3 bengaladas.
A cerimónia é um momento repleto de simbologia e emoções fortes, onde a alegria de um objectivo cumprido se mistura com a tristeza do início do fim da passagem pela vida académica. Um dia que será recordado, por todos, com um sabor muito especial.




Por: Ana Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Concorda com a medida do governo em proibir a venda de drogas legais em smartshops?

Visitas