quarta-feira, 28 de março de 2012

FACEBOOK: o site que mudou as vivências humanas


Em Portugal, 97% dos utilizadores de redes sociais têm um perfil no Facebook. O site que, em fevereiro de 2012, tinha mais de 845 milhões de inscrições por quase todo o mundo. 



Dar às pessoas o poder de partilhar e tornar o mundo mais aberto e ligado é a missão 'auto-assumida' do Facebook. A rede social mais popular do mundo foi criada, em 2004, no dormitório da Universidade de Harvard, pelo estudante Mark Zuckerberg e os colegas Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes. 

Inicialmente, a utilização do site estava confinada aos estudantes de Harvard (que ali partilhavam as experiências universitárias e conheciam novas pessoas), mas em pouco tempo disseminou-se mundialmente. O Facebook fez com que, pela primeira vez, a maioria dos internautas deixassem de estar espalhados pelo espaço virtual e convergissem num único lugar.


Esta rede social permite criar um perfil pessoal, trocar mensagens, adicionar outros usuários e partilhar fotos, vídeos, links, entre outras coisas. Todas as vivências sociais são, assim, transportadas do mundo real para o virtual.


Apesar do sucesso do site, este não deixa de estar envolto em polémica. Aquando da fundação, três estudantes de Harvard, reclamaram a 'paternidade' do Facebook, acusando judicialmente Zuckerberg de lhes roubar a ideia. Para além disto, já aconteceram casos ligados à violação de privacidade, despedimentos laborais e até suicídios.



Sara C. Branco

Sem comentários:

Enviar um comentário

Concorda com a medida do governo em proibir a venda de drogas legais em smartshops?

Visitas