Os hóteis low cost
criaram um novo segmento de mercado. Para quem viaja em lazer ou em negócios
esta é uma opção prática e eficaz. O conceito enquadra-se no contexto económico
global e permite aos viajantes uma estadia a preços acessíveis. Aqui
dispensa-se o luxo e privilegia-se o conforto.
Em época de crise
pode parecer um contra senso, mas viajar hoje, pode ser mais fácil. Os low-cost estão na moda e permitem que se viaje por um preço bastante acessível. A juntar às
companhias de voos deste género temos agora também cadeias de hotéis que se
regem pelo mesmo conceito, pertecendo em alguns casos ao mesmo grupo empresarial.
Em Portugal ,
começaram a surgir em 2009 com o Hotel Star Inn no Porto, a trazer um conceito
inovador até à data . Em 2012 , no país, já existem várias opções , algumas bem
recentes.
É o caso do Hotel B&B na cidade do Porto,
inaugurado em dezembro de 2011. Localizado no centro da cidade este é um hotel
que se define pelo seu conceito Budget. “Esse é um adjectivo que preferimos
utilizar para descrever o segmento em que o hotel se insere. No fundo , Budget
significa que o hotel tem um conceito económico que permite ao cliente usufruir
de uma estadia confortável por um preço acessível.” afirma Gisela Barros responsável
da comunicação do Hotel B&B Porto. Um conceito semelhante ao low cost mas
que o hotel por uma questão de marketing prefere não utilizar. “Preferimos nos
descolar da comum designação low cost visto que o hotel não tem serviços
adicionais que podem transformar o preço num preço muito diferente do anunciado.
Mas percebemos que esse termo esteja associado ao hotel.” Finaliza a
directora do B&B.
À imagem do que
acontece noutros hotéis do mesmo género, aqui os preços são acessíveis , havendo alguma
flexibilidade . Quem quiser passar uma noite neste hotel terá de pagar uma
quantia compreendida entre 30 e 70 euros.
Uma das
características comum aos vários hotéis low cost é o facto de se dispensarem os
luxos, que encarecem a estadia , mas não
o conforto e tranquilidade essenciais destas ocasiões. “É essa possibilidade
que nós damos aos nossos hóspedes : de
conseguirem uma estadia sem luxos é certo mas com uma série de promenores e
serviços que marcam o conforto e a estadia num hotel”. Uma lógica que respeita
o contexto económico actual. “Os consumidores dão cada vez mais atenção ao
dinheiro que dispendem nas coisas que consomem e portanto procuram fazer um
investimento inteligente” remata Gisela Barros.
Apesar de Porto e Lisboa
serem aquelas cidades que tem , por razões obvias , mais unidades low
cost, o conceito já está implantado de
Norte a Sul do país , desde o Minho com o Hotel Axis até ao Algarve através do
Star Inn Faro.
A opção low cost
está assim mais em voga do que nunca , grandes cadeias de hotéis como o B&B
e o Star Inn tem apostado fortemente neste ramo que veio colmatar uma lacuna no
ramo hoteleiro e preencher as necessidades dos novos viajantes , como são
classificados por Gisela Barros. “ O novo viajante é alguém que tem como rotina
viajar e que não está disposto a gastar muito dinheiro. Prefere utilizar os
processos de compra de baixo custo para viajar. No fundo , procuram algo rápido e prático adequado ás
suas necessidades.” O desfavorável contexto económico não ajuda a luxos , facto
que faz com que os hotéis low cost sejam cada vez mais procurados quer pelos
portugueses quer pelos turistas estrangeiros a comprovar pela abertura a um ritmo
acelerado de estabelecimentos deste género. “O nosso objectivo é expandir a
marca B&B no país. A curto prazo Matosinhos e Évora também vão receber uma
unidade B&B, e já há projecto para
no futuro alargarmos a Lisboa e também Oeiras.” Declara Gisela Barros. A cadeia de Hotéis Star inn , a primeira a ter
marca em Portugal , também divulgou que nos próximos anos quer alargar a sua
influencia nacional e internacionalmente, sendo que já conta com inúmeras
unidades em território português.
Conjunto Low Cost
O expressivo crescimento das companhias aéreas de baixo custo
vieram impulsionar o aumento dos hotéis com a mesma ideologia. Os hotéis acrescentaram facilidades num
ramo onde as companhias de voo já estavam instaladas com muito sucesso. A Ryanair
é a mais utilizada pelos portugueses e representa uma boa parte do fluxo ,
principalmente no Aeroporto Franscisco Sá Carneiro. Segundo dados oficiais, a
Ryanair transportou cerca de 40% dos passageiros que passaram pelo Aeroporto do Porto.
Os hotéis , especificamente os low cost, vieram de certa forma complementar este tipo de turismo visto que procuram atrair o mercado crescente de turistas que viajam pelas companhias low cost , como é possivel verificar através de um artigo publicado pelo Jornal Público.
A Raynair ,companhia aérea low cost , é uma das que mais contribui para o aumento turístico na cidade do Porto.
A Easygroup é um exemplo de aposta nestas áreas em simultâneo. Com um autêntico império de serviços de baixo custo , a Easygroup tem na rede de hotéis e na companhia aérea a face mais visível do seu conceito. Detentora da easyJet, famosa companhia aérea low cost e da rede de hotéis easyHotel , que já chegou a cidade do Porto também e que se caracteriza igualmente pelos mesmos formatos, o grupo Easy é um caso bem vincado de uma aposta no turismo low cost e na confiança na sustentabilidade do projecto.
Os hotéis , especificamente os low cost, vieram de certa forma complementar este tipo de turismo visto que procuram atrair o mercado crescente de turistas que viajam pelas companhias low cost , como é possivel verificar através de um artigo publicado pelo Jornal Público.
A Raynair ,companhia aérea low cost , é uma das que mais contribui para o aumento turístico na cidade do Porto.
A Easygroup é um exemplo de aposta nestas áreas em simultâneo. Com um autêntico império de serviços de baixo custo , a Easygroup tem na rede de hotéis e na companhia aérea a face mais visível do seu conceito. Detentora da easyJet, famosa companhia aérea low cost e da rede de hotéis easyHotel , que já chegou a cidade do Porto também e que se caracteriza igualmente pelos mesmos formatos, o grupo Easy é um caso bem vincado de uma aposta no turismo low cost e na confiança na sustentabilidade do projecto.
Por: Tiago Alexandre
Parabéns pelo blog.
ResponderEliminarA nossa Salvação é fazer chegar a todos os cantos do Mundo que Portugal segue a tendência de mercado. Low Cost é o presente e futuro.
A empresa que represento, também segue as principais tendências do mercado.
Em breve irá ser o Maior Portal de Comércio do Mundo!