As capas negras estendidas no chão contrastaram com a imensidão de cor que invadiu a Avenida dos Aliados. Pastas académicas com as fitas estendidas a balançarem ao sabor do vento, votos de sucesso para o futuro e, sobretudo, muita emoção. Assim foi na Missa da Bênção das Pastas, no Porto.
A celebração, que faz parte das comemorações da Queima das Fitas, trouxe à baixa portuense perto de 5000 estudantes. Os finalistas fizeram-se acompanhar dos seus familiares e, em conjunto, escutaram a mensagem deixada pelo Bispo do Porto, D. Manuel Clemente.
Embora fosse visível a alegria pelo término de mais uma etapa, alguns estudantes já temiam pelo desemprego. António Carvalho, finalista do curso de Enfermagem, não mostrou qualquer problema em aceitar o desafio da emigração, se esta for a solução. Ao frisar que irá sempre lutar, sem perder a esperança, António confessa que "os momentos felizes enquanto estudante, irão ficar para sempre na memória".
Durante toda a celebração, os finalistas 2011/2011+1 abanaram, freneticamente, as pastas no ar. Um momento em que muitos não conseguiram travar as lágrimas.
Para teres acesso às fotografias da cerimónia, acede ao facebook.
Por: Ana PintoMuitos finalistas foram benzidos por D. Manuel Clemente |
Sem comentários:
Enviar um comentário