«E
tu? Já tomaste a tua dose hoje?» - A pergunta ostenta-se
provocatória em letras azuis no balcão da loja no Porto, mas a receita a
seguir não é de amargos medicamentos, mas de gomas e chocolates. É
que a Dream Pills (em português Pastilhas de Sonho) é uma loja que
vai buscar ao universo farmacêutico alguns dos seus traços. Num
espaço onde o branco predomina nas paredes e nas estantes,
destaca-se o colorido das gomas de diversas formas, em frascos e
gavetas transparentes, um pouco por todo o lado, conferindo-lhe um
ambiente leve e divertido. Por todo o espaço, palavras em azul bebé
são usadas quer para nos informar sobre o conceito da loja, quer
para nos provocar. No fundo para que este conceito tenha mais
expressão, todos os que trabalham nesta loja usam uma bata branca e
têm uma função muito específica de aconselhar as pessoas
relativamente às guloseimas que querem levar e depois encontrarem a
indicação terapêutica que mais se apropria ao caso que pretende.
A
originalidade ou não deste conceito tem gerado muita controvérsia.
Mas, segundo Pedro Delerue (um dos sócios da loja) “este conceito
não é inovador, podemos encontrá-lo em cidades europeias como
Barcelona e Berlim”. Surgiu numa viagem que os três sócios da
loja fizeram, resolveram trazê-lo para Portugal e adaptá-lo à
realidade portuguesa.
Neste
espaço, as coloridas gomas, chicletes e chocolates estando
divididas em prateleiras de onde cada um pode retirar a quantidade
que quiser até encher os frascos transparentes a lembrar os que
serviam para armazenar comprimidos. Os frascos encontram-se
devidamente graduados por preço e tamanho e no fim pode escolher uma
“indicação terapêutica” no message board impressas em
autocolantes.
Um cenário que parece saído de uma história de crianças em que um sonho se torna realidade, esta espécie de farmácia de doces que se diz capaz de aliviar todas as ‘dores’ do dia-a-dia, como crises de mau humor, indícios depressivos, stress de trabalho, problemas do coração, segundas-feiras maníacas ou dias cinzentos. «Para mudares de clube sem complexos», «para dependentes do facebook», «suplemento para aguentares o teu chefe», «indicado para os que comem a sopa toda» ou «alimento para os neurónios» são algumas das dedicatórias. Ou as pessoas podem personalizar o frasco com uma frase da sua autoria, com o acréscimo de 1 euro. “Temos, também, solução para quem não tem tempo que é o dream to go que no fundo são frascos pré cheios em que, o cliente, a única coisa que tem de fazer é pegar no frasco e escolher a indicação terapêutica”, segundo Tiago, um dos sócios.
Um kit que inclui uns binóculos.
Nesta
loja pode ainda encontrar um conjunto de kits bastante úteis como o
kit do aniversário, o teste de gravidez , o kit marés vivas e o kit
de sobrevivência ao FMI. O FMI survival kit que no fundo é um
frasco com gomas em forma de moedas do euro e que, lá dentro, tem um
porta moedas.
Neste Kit, os portuenses encontram a terapia para sobreviverem ao FMI.
Os
tipos de produtos comercializados, as “indicações terapêuticas”
e o facto da loja estar aberta à noite faz com que os clientes sejam
heterogéneos.
A
grande adesão por parte dos consumidores tornará possível a
abertura de mais “farmácias” de doces em outras partes do país.
Segundo Pedro Delerue, “já estamos a prever a abertura de duas a
três lojas a nível nacional. E, simultaneamente, estamos a preparar
o franchising do conceito em Portugal e no estrangeiro”.
Sem comentários:
Enviar um comentário