sexta-feira, 8 de março de 2013

Empreendedorismo: Arriscar em Portugal


Hugo Pereira, tem 23 anos tem curso de restauração/bar pela escola de hotelaria e turismo, e é ex-aluno de arquitetura. Actualmente pretende introduzir no mercado um equipamento que considera capaz de favorecer toda a área da restauração. Criou uma empresa e está disposto a apostar no negócio nacional.
Hugo Pereira, um jovem empreendor
 

Ipisis Verbis: Que ideia inovadora é esta?
Hugo Pereira: Essencialmente é para trazer algo de novo comércio. Não serve só para restaurantes mas é no que me foco neste momento. Ou seja, é um aparelho que mandei fabricar no estrangeiro e permite que da mesa onde o cliente está sentado que o empregado do restaurante seja chamado para que possam ser realizados diversos pedidos e serviços.


I.V.: Que vantagem tem na generalidade esta inovação?
H.P.: Para o cliente, diminui o tempo de espera, faz com que receba o seu pedido sempre no momento certo, não é interrompido da sua conversa para localizar o funcionário, fazendo o cliente ter mais privacidade e sentir-se mais confortável. Para a empresa, inovação e modernização, proporciona um atendimento eficaz criando assim um aumento de fidelização e vendas, diminui as reclamações, facilita o trabalho do funcionário, diminui o número de viagens desnecessárias à mesa e existe uma melhor coordenação entre funcionários.

I.V.: Como surgiu esta ideia de tentar trazer algo de novo aos restaurantes?
H.P.: Surgiu espontaneamente. Já andava há algum tempo sem nenhuma ocupação, desisti dos estudos e queria arranjar um trabalho normal que me ocupasse o dia, então, pensei em trazer algo que fosse inovador e que tivesse algum sucesso.

I.V.: De que forma expandes o produto. Como trabalhas o Marketing e a Publicidade?
H.P.: Tenho o site nowait  e uma página no Facebook que tem todas as informações necessárias e tenho um carro comercial, para já não há retorno para outras coisas como, publicidade em outdoors, rádios, jornais. As despesas que tenho mensalmente não o permitem.

I.V.: Achas que a tua formação nessa área te deu alguma ajuda?
H.P.: Sem dúvida. Quando entrei para a escola de hotelaria e turismo já estava muito motivado, mas com o decorrer de toda aprendizagem ainda me despertou mais interesse. Desde daí sempre quis trabalhar em algo relacionado com o tema. Para já encontro-me com este projeto, mas mais tarde tenciono outras coisas relacionadas. Aliás neste momento encontro-me a tirar uma formação para dar aulas de bar.

I.V.: Tencionas continuar com esse projeto cá em Portugal, ou ir para o estrangeiro é uma alternativa?
H.P.: Para já queria ficar em Portugal, tenho cá toda a minha vida e é sempre difícil começar uma nova vida num sítio que não conhecemos, mas se as coisas no nosso país permanecerem negativas como estão agora, ir para fora não está fora de questão! Até porque também gostava de alargar a minha empresa para fora.
 
 
 Por: Diana Sanches

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Concorda com a medida do governo em proibir a venda de drogas legais em smartshops?

Visitas