sexta-feira, 29 de março de 2013

Páscoa Judaica: Festa da Libertação


De todas as 3 grandes festas judaicas, a Páscoa, o Pentecostes (Shavu’ot) e a festa dos Tabernáculos (Sukkot), a festa da Páscoa é a mais importante.
Pêssach, também conhecida como Páscoa Judaica, é por excelência a festa da liberdade. De acordo com a tradição religiosa, o Pêssach remonta para o momento de libertação do povo judeu que tinha sido escravizado no Egipto. As celebrações tem inicio na noite de 14 de Nissan (nome dado ao primeiro mês do calendário judaico religioso) e duram 8 dias. As primeiras duas noites são dedicadas ao Seder, durante o qual se contam histórias de festa (Hagadah), se bebe vinho e se comem Matzah (pão sem fermento) e harosset (ervas amargas). O Seder marca o início de uma nação judaica livre.
Os dias intermediários desta celebração são chamados de Chol Hamoed. O último dia representa a passagem pelo mar vermelho, onde os judeus atravessaram em terra firme e seca e cantaram a Shirah, um cântico judaico.
A Festa da Páscoa Judaica tem as suas bases no Torah (livro sagrado dos Judeus), cuja autoria é atribuída a Moisés, considerado o grande libertador do povo de Israel. Neste livro, a festa pascal é revestida de um sentido teológico no qual se conta que o povo de Israel estava a ser escravizado no Egipto.
O Pêssach, nos dias de hoje, é celebrado pelos Judeus exactamente da mesma forma como antigamente, mas sem o sacrifício do cordeiro, uma tradição mantida no Templo de Jerusalém. Actualmente a Páscoa Judaica tornou-se numa noite de lembranças e na qual se pretende manter a tradição desta festa entre as gerações de modo a preservar a religiosidade e a manter vivo o maior significado desta celebração: a liberdade.


Típica mesa do Seder



Alguns elementos essenciais para o Seder:

Mesa: Preparada com louças nobres
Velas: Simboliza a luz divina e segundo a tradição, afasta as trevas
Hagadot: Livros para acompanhamento das leituras

Matzot: Pães sem fermento que simbolizam a abertura do mar vermelho


Matzot

Hagadot





Sem comentários:

Enviar um comentário

Concorda com a medida do governo em proibir a venda de drogas legais em smartshops?

Visitas