quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dream Pills: "Farmácia" de Sonho

             A farmácia “Dream Pills”  avia receitas para a cura de todos os males. O segredo para a cura está nos chocolates, gomas e chicletes.





      «E tu? Já tomaste a tua dose hoje?» - A pergunta ostenta-se provocatória em letras azuis no balcão da loja no Porto, mas a receita a seguir não é de amargos medicamentos, mas de gomas e chocolates. É que a Dream Pills (em português Pastilhas de Sonho) é uma loja que vai buscar ao universo farmacêutico alguns dos seus traços. Num espaço onde o branco predomina nas paredes e nas estantes, destaca-se o colorido das gomas de diversas formas, em frascos e gavetas transparentes, um pouco por todo o lado, conferindo-lhe um ambiente leve e divertido. Por todo o espaço, palavras em azul bebé são usadas quer para nos informar sobre o conceito da loja, quer para nos provocar. No fundo para que este conceito tenha mais expressão, todos os que trabalham nesta loja usam uma bata branca e têm uma função muito específica de aconselhar as pessoas relativamente às guloseimas que querem levar e depois encontrarem a indicação terapêutica que mais se apropria ao caso que pretende.




       A originalidade ou não deste conceito tem gerado muita controvérsia. Mas, segundo Pedro Delerue (um dos sócios da loja) “este conceito não é inovador, podemos encontrá-lo em cidades europeias como Barcelona e Berlim”. Surgiu numa viagem que os três sócios da loja fizeram, resolveram trazê-lo para Portugal e adaptá-lo à realidade portuguesa.

       Neste espaço, as coloridas gomas, chicletes e chocolates estando divididas em prateleiras de onde cada um pode retirar a quantidade que quiser até encher os frascos transparentes a lembrar os que serviam para armazenar comprimidos. Os frascos encontram-se devidamente graduados por preço e tamanho e no fim pode escolher uma “indicação terapêutica” no message board impressas em autocolantes.


     








          Um cenário que parece saído de uma história de crianças em que um sonho se torna realidade, esta espécie de farmácia de doces que se diz capaz de aliviar todas as ‘dores’ do dia-a-dia, como crises de mau humor, indícios depressivos, stress de trabalho, problemas do coração, segundas-feiras maníacas ou dias cinzentos. «Para mudares de clube sem complexos», «para dependentes do facebook», «suplemento para aguentares o teu chefe», «indicado para os que comem a sopa toda» ou «alimento para os neurónios» são algumas das dedicatórias. Ou as pessoas podem personalizar o frasco com uma frase da sua autoria, com o acréscimo de 1 euro. “Temos, também, solução para quem não tem tempo que é o dream to go que no fundo são frascos pré cheios em que, o cliente, a única coisa que tem de fazer é pegar no frasco e escolher a indicação terapêutica”, segundo Tiago, um dos sócios.






Um kit que inclui uns binóculos. 

      Nesta loja pode ainda encontrar um conjunto de kits bastante úteis como o kit do aniversário, o teste de gravidez , o kit marés vivas e o kit de sobrevivência ao FMI. O FMI survival kit que no fundo é um frasco com gomas em forma de moedas do euro e que, lá dentro, tem um porta moedas.
Neste Kit, os portuenses encontram a terapia para sobreviverem ao FMI.


          Os tipos de produtos comercializados, as “indicações terapêuticas” e o facto da loja estar aberta à noite faz com que os clientes sejam heterogéneos.


        A grande adesão por parte dos consumidores tornará possível a abertura de mais “farmácias” de doces em outras partes do país. Segundo Pedro Delerue, “já estamos a prever a abertura de duas a três lojas a nível nacional. E, simultaneamente, estamos a preparar o franchising do conceito em Portugal e no estrangeiro”. 





Sem comentários:

Enviar um comentário

Concorda com a medida do governo em proibir a venda de drogas legais em smartshops?

Visitas