terça-feira, 15 de maio de 2012

As bebidas da Queima


A Queima das Fitas do Porto tem como ponto principal, ao lado dos concertos, a festa das barraquinhas. O recinto é recheado de diversas barracas, juntas em corredores junto ao palco, que têm como função servir bebidas e animar a noite com música. Estas são, no geral, pertencentes às associações de estudantes de várias universidades do Grande Porto. Mas qualquer estudante, e até não estudante, pode ter a sua barraquinha consoante um preço e com autorização da Federação Académica do Porto. Podemos também encontrar barracas de marcas de bebidas como Licor Beirão e Poncha.

Nestas barracas a originalidade é a chave. As bebidas ditas normais não trazem o interesse de quem lá passa, sendo no geral servidas em shots - pequenas quantidades de bebidas alcoolicas em estado puro. Podemos encontrar bebidas como o shot Pastel de Nata, os 100 metros barreiras, os 7 pecados mortais, o shot vulcão e até o recorde de shots mais pedidos ao mesmo tempo.

O shot pastel de nata, servido na barraca da tuna de farmácia da UP junta whisky, licor de ovo e uma pitada de canela, o que atribui à bebida o sabor do doce. Na barraca do ISEP podemos encontrar o vulcão que consiste no cliente deitar a cabeça no balcão e ter duas bebidas alcoólicas despejadas diretamente na boca. Os 7 pecados mortais são 7 shots diferentes com o significado de cada um dos pecados capitais. Os 100 metros barreiras consiste em beber 10 shots, que em ordem crescente ficam mais fortes, no menor espaço de tempo possível. Na barraca 77, de alunos da FEUP, encontra-se o desafio de vencer o recorde de mais shots pedidos por uma pessoa, cujo o número estava nos 125 antes da queima das fitas.





Por: Susana Estácio Marques

Sem comentários:

Enviar um comentário

Concorda com a medida do governo em proibir a venda de drogas legais em smartshops?

Visitas