quinta-feira, 31 de maio de 2012

Desemprego jovem: a estratégia da emigração

Por: Joana Ferreira

O desemprego jovem não dá sinais de abrandamento em Portugal. Em Fevereiro cresceu para 35,4%, um novo máximo histórico, sendo mais do dobro da taxa geral que também bateu o recorde, segundo a Eurostat os valores chegaram pela primeira vez aos 15%


A geração mais qualificada de sempre está a sair de Portugal em busca de melhores oportunidades de trabalho, uma geração qualificada que vai por em prática aquilo que aprender “cá dentro”, “lá fora”.
O fenómeno tem acompanhado a escalada da taxa de desemprego total e agravou-se com a crise económica: a geração dos 15 aos 24 anos é a mais penalizada pela falta de criação de emprego e pela precariedade laboral. Desde que a crise começou, mais de 3,5 milhões de jovens ficaram desempregados na área da OCDE. A organização não duvida que "os jovens têm sofrido de forma desproporcionada com as perdas de emprego durante a crise económica global" e sublinha que estes números do desemprego não mostram as reais dificuldades dos mais novos.
Figura 1: Sara Ferreira da Silva, Licenciada em  Psicologia
Sara Ferreira da Silva, de 22 anos, licenciada em Psicologia, vê na emigração o futuro, “Portugal neste momento não me oferece oportunidades na minha área” refere a jovem licenciada. Como Sara muitos são os jovens que encaram com desagrado a situação atual do país, mas reconhecem que ficar parados na expectativa de mudanças não é uma solução. O desemprego vai continuar a penalizar sobretudo os mais jovens, com a percentagem de pessoas entre os 15 e os 24 anos sem trabalho, o futuro passa novamente pela geração da emigração

Sara Silva não tem medo de arriscar, a juventude permite-lhe a aventura pela descoberta, menciona “ enquanto não tiver nada que me prenda a um sítio vou sempre lutar pelos meus ideais”. Um dos destinos na possibilidade de emigração para a jovem é Londresas pessoas são muito mais propensos a aprender Inglês como segunda língua”, explica a sua escolha. Enquanto as economias não começarem a crescer, não vai haver uma dinâmica de criação de emprego.
Londres emprega mais de 400 milhões de pessoas e apesar da crise está continua a ser uma capital de oportunidades.

Figura 2: Londres, uma das capitais que recebe mais Portugueses 
São milhares os estudantes que ingressam todos os anos no ensino superior com o sonho de exercerem a sua licenciatura, pois vêem nela o modo de subsistência e de concretização pessoal.
Num contexto de crise são criados menos postos de trabalho, logo as oportunidades de emprego diminuem e os vínculos precários aumentam. "Este desemprego jovem sente-se sobretudo entre os que correm pelo primeiro emprego, e encontram as portas fechadas, e os que acabaram por sair porque estavam em situação precária", justifica Adão e Silva.
Em Portugal, o desemprego jovem entre os homens está nos 15,1%, enquanto nas mulheres atinge os 14,8%, a taxa que diz respeito aos desempregados abaixo dos 25 anos.   
A emigração é um desafio das novas gerações, os jovens procuram sobretudo uma vida diferente, querem garantir a independência que não se consegue em Portugal.

*Vídeo elaborado para a cadeira de Jornalismo Televisivo já a pensar no tema para esta reportagem:

1 comentário:

  1. Eu posso dar trabalho a muita gente. Não dou emprego por enquanto, apenas trabalho!
    Será que as pessoas estão dispostas a trabalhar?

    Ou será melhor continuar a procura do que ainda não conseguiram encontrar?

    Eu quero construír uma equipa!
    Tenho como missão fazer chegar uma ótima solução a todas as empresas do nosso País.
    Em equipa somos capazes de fazer acontecer!
    São Milhares de Empresas, micro-empresas, pequenas-empresas, médias-empresas, grandes-empresas.. A Oportunidade está ao alcance de qualquer um !

    Se os mais qualificados saiem dos País em busca de oportunidade no Estrangeiro, os menos qualificados poderão aproveitar o momento certo, a grande oportunidade de tornarem-se os Pioneiros do que será em Breve o Maior Portal de Comércio do Mundo!

    Vamos ser a Empresa nº1 no Mundo de Publicidade e Marketing Online !

    ResponderEliminar

Concorda com a medida do governo em proibir a venda de drogas legais em smartshops?

Visitas