quarta-feira, 30 de maio de 2012

Portugal e a Morangomania

fenómeno tornou-se um ícone no nosso país mas, sobretudo, um ícone da juventude portuguesa. 
A maior parte dos pais preocupam-se com a grande exposição de determinados temas. Estarão os jovens portugueses preparados para se abstraírem da ficção e separá-la da realidade? Muitos psicólogos debatem-se sobre esta questão. Todos os receios foram confirmados aquando da morte do ator/cantor Angélico Vieira, a 26 de Junho de 2011. Segundo a opinião de vários psicólogos, os adolescentes não conseguiram separar o David, da série juvenil, do Angélico, da vida real. Rumaram ao hospital onde o ator estava internado, organizaram vigílias e, no fim, após o falecimento dirigiram-se ao funeral. Nestes locais, agiram como se pertencessem à própria família.

E que papel tem a televisão? Na verdade, os três canais generalistas assinaram um acordo de autoregulação relativo à classificação de programas de televisão do nosso país. Este acordo, visa proporcionar, aos telespectadores, um guia de escolha adequada à faixa etária e, aos encarregados de educação, uma orientação sobre o visionamento dos conteúdos transmitidos. A série Morangos com Açúcar está localizada no nível dois da grelha de classificação, ou seja, deve ser vista por maiores de 10 anos, com acompanhamento parental. No entanto, segundo dados analisados, a maioria dos pais não controla aquilo que os filhos consomem na televisão. Psicólogos afirmam que a série se baseia a «rapazes com estilo e raparigas que, quanto mais magras forem, melhor, onde as personagens são interpretadas por modelos de 25 anos que dão vida a personagens.»
O logótipo da série é já uma marca registada. Os produtos comercializados são um grande êxito entre os jovens.

Percebe-se, assim, que, esta série juvenil influencia, em muitos aspetos, a sociedade juvenil portuguesa. As opiniões sobre a qualidade da mesma dividem-se porém, está comprovada a força que exerce nos adolescentes. Maria José Magalhães, Professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto defende que esta «poderá ser uma atitude mimética, pois estes programas são modelos comportamentais». Até mesmo na Internet encontramos fóruns de discussão sobre a série juvenil e, até mesmo, a possibilidade conseguir aceder a um episódio que, por qualquer razão, o jovem tenha perdido. Basta aceder ao site, clicar para fazer o download.
Na década de 80, a “febre” era de Sábado à Noite. Hoje, a febre é pelos Morangos com Açúcar. Instalaram-se já há nove anos nas casas portuguesas. Mas tudo indica que a TVI não encomendará a décima temporada da série juvenil. A decisão surtiu já efeitos e foram vários que expressaram a sua opinião sobre o término desta ícone da programação nacional. A série dará lugar à produção de um filme na Zambujeira do Mar, no sudoeste alentejano.

Por: Ana Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Concorda com a medida do governo em proibir a venda de drogas legais em smartshops?

Visitas