sábado, 19 de maio de 2012


O risco revelador
Definida como à habilidade de confrontar o medo, a dor ou o perigo, a coragem caracteriza a pessoa perseverante que, mesmo com medo, faz o que tem a fazer e motiva-se a ir mais além. “Fugi dos conflitos em Angola. Mas hoje existem questões que obrigam-me a ficar em Portugal. Para além do trabalho nafábrica, consigo ter melhores condições de saúde, higiene e educação.
Os hábitos e costumes angolanos deixam de ter verbos conjugados no passado ”mantenho contacto com a família, amigos de infância, a internet e as redes sociais permitem uma conexão quase direta”.
Porém, este facto em momento algum foi motivo para uma integração menor no seio lusitano, houve sempre a necessidade de não se colar de forma extrema ao estilo angolano de ser “para ser integrado tinha que estar pronto a me integrar, e procurar conhecer mais a cultura portuguesa”.
Do desenho artístico, a prática de judo, passando pelo coro da igreja de caridade, vai pintando com contornos marcantes, a pessoa que é ”o que mais lhe orgulha é ser a pessoa que sou”.
E enquanto caminha, a luta entre o coração e a razão permanece ativa… “Queria poder regressar como previu Neto em Havemos de voltar, mas a vida ensinou-me que por vezes as obrigações tomam conta de nós. Existe uma grande interrogação no que toca a este assunto” finaliza Pedro Kemako.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Concorda com a medida do governo em proibir a venda de drogas legais em smartshops?

Visitas