quinta-feira, 31 de maio de 2012

Porto: A Gastronomia


A cidade Invicta já viveu uma grande variedade de culturas e tradições cuja memória deixou heranças que ainda hoje prevalecem. Uma delas é a gastronomia.
 
Quando falamos da gastronomia do Porto, não podemos esquecer alguns dos pratos mais conhecidos, como por exemplo, as Tripas à moda do Porto, prato que dá o nome aos habitantes da da cidade, os «Tripeiros». A origem deste prato situa-se no tempo dos descobrimentos, altura em que a cidade estava envolta num cerco das tropas espanholas. Devido à escassez de alimentos, o povo Portuense ofereceu toda a sua boa comida às tropas da cidade ficando apenas com as tripas para comer. A tradição de confeccionar este prato mantém se viva até hoje, sendo conhecida e apreciada por todo o país.
Outros pratos típicos são o Bacalhau à Gomes de Sá, nascido no Porto e bastante apreciado em todo o país e, «nascida» em tempos mais recentes, a Francesinha. Esta última é sem dúvida o prato mais famoso e popular, consistindo numa sanduíche recheada com várias carnes, normalmente carne de vaca, linguiça, salsicha fresca e fiambre, coberta com queijo derretido e um molho especial para a iguaria, quente e picante. Pode também, por vezes, levar um ovo estrelado no topo.
Não podemos também esquecer uma das sopas mais conhecidas no nosso país, criada na cidade do Porto: o Caldo Verde.

Francesinha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Concorda com a medida do governo em proibir a venda de drogas legais em smartshops?

Visitas