quarta-feira, 30 de maio de 2012

Afinal, os Morangos têm pouco Açúcar?

Antigamente, o fruto considerado proibido era a maçã, após ter sido ingerido por Eva. Hoje, os tempos mudaram e muitos consideram que a maçã foi substituída pelo morango. Este tem açúcar e é ingerido pela maioria dos adolescentes portugueses. Para uns, simboliza o pecado para outros, é a salvação. Que influência terá na sociedade?
Bem-vindos à Era Morangos com Açúcar


«Posso ser sincera? O que mais gosto de fazer nos meus tempos livres é, sem dúvida, ver televisão.»
Joana Alves é uma adolescente. Com treze anos, apresenta caraterísticas de uma rapariga forte e convicta dos seus princípios. A estudante do oitavo ano ultrapassa, agora, a fase da transformação a vários níveis, a fase da aceitação/negação por parte dos outros e, sobretudo, a fase da autoafirmação perante os outros; óbvio que Joana está a entrar na adolescência.
Joana assume não perder um episódio da série juvenil.
O surgimento da televisão, dos computadores e, também, da Internet revolucionou a liberdade dos adolescentes, da sociedade em geral. No entanto, como principais utilizadores destes aparelhos eletrónicos, os jovens depararam-se com uma maior liberdade e um acesso muito mais facilitado a diversos temas. Desta forma, conseguem formular opiniões ou, simplesmente, reproduzir a opinião de um ídolo. A televisão é, ainda, o meio de comunicação que atrai mais consumidores e produz mais efeitos no espetador. Joana consome, em época de aulas, três horas diárias de televisão, à exceção do fim-de-semana pois, «durante a semana, a programação é mais interessante e adequa-se mais à minha idade» e acrescenta que, os programas favoritos são os de entretenimento, telenovelas e as séries juvenis. «Os Morangos com Açúcar são o meu programa favorito e confesso que me “colam” à televisão e, também, à pagina do facebook da mesma».
Esta série juvenil (p)rende muitos adolescentes portugueses. O fenómeno Morangos com Açúcar instalou-se na programação da televisão nacional e já é emitido há nove anos consecutivos. Aliás, a adolescente assegura que «a série é uma boa influência para os jovens portugueses pois, retrata, de maneira exemplar, os problemas vivenciados pelos adolescentes», através dos casos fictícios que ali são representados. De facto, os adolescentes «adotam» uma personagem e agem consoante a mesma. Joana reafirma-se « dos Morangos com Açúcar» e, por inúmeras vezes, a série juvenil é tema de conversa no grupo de amigas. Por vezes, “ajo de acordo com uma personagem, mas é por esta razão que acredito que a série é uma ótima influência para as faixas etárias mais jovens pois, muitas vezes, não sentimos à vontade para conversar com os nossos pais sobre determinados temas.”

«Sempre que posso, entro no site e participo nos passatempos.»
Maria de Fátima Alves é mãe de Joana. Confessa que a fase pela qual a filha atravessa é relevante para o seu crescimento interior e exterior, muito embora «seja uma fase crítica e difícil, pois inúmeras vezes a Joana confronta-me com situações e assuntos demasiado avançados para a idade dela». Contudo, para a mãe da adolescente existe, já, uma preocupação própria no que respeita à programação da televisão nacional. O excesso de programas de entretenimento, o elevado número de telenovelas, de séries importadas e, também, de séries juvenis veio substituir programas de interesse geral e, «claramente, mais instrutivos para a generalidade da sociedade». Maria de Fátima sempre tentou mostrar à filha o desagrado em relação à série juvenil Morangos com Açúcar. «Considero a série juvenil um vício para os adolescentes». É desta forma que a caracteriza e justifica tal afirmação com o exemplo da filha pois, «ela faz de tudo para não perder um episódio». Segundo a mãe da jovem, a série exibe, ano após ano, os mesmos conteúdos, embora o formato seja diferente, isto é, «existem sempre os “bonzinhos” que são ridicularizados pelos “mauzinhos”, tramas e amores que caraterizam o período da adolescência no entanto, o formato altera-se.» linguagem utilizada pelas personagens é, claramente, direcionada para um público juvenil e adequada ao mesmo, pois «a palavra “pessoal” é utilizada várias vezes por episódio, em frases tais como “Pessoal, vamos ao bar?”, ou então, “Bora lá, pessoal!!”


Para ver mais, clique aqui.


Por: Ana Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Concorda com a medida do governo em proibir a venda de drogas legais em smartshops?

Visitas