quinta-feira, 31 de maio de 2012

Homem de Negro

Pioneiro no humor negro em Portugal, Rui Sinel de Cordes criou um estilo de humor que não predomina em Portugal. Por vezes irónico e corrosivo, outras, apenas cínico e ofensivo, assim se caracteriza o seu estilo.

Antonio Soares

O humorista esteve na cidade do Porto para o lançamento do seu DVD  da série do programa Gente da Minha Terra Europa e na mesma noite foi também a estreia do espetáculo de stand up comedy, no Coliseu do Porto intitulado Black Label.

Rui Sinel de Cordes, com o seu espetáculo Black Label

Estivemos à conversa com Rui Sinel de Cordes para conhecermos melhor o seu trabalho e também para estarmos a par de novidades que possam vir por aí.

Antonio Soares: Quando começou a fazer humor?

Rui Sinel de Cordes: Há 32 anos, ou seja a minha idade. Comecei desde criança com piadas sádicas. Depois há cerca de oito anos comecei a fazer stand up comedy em bares, e era um humor que normalmente as pessoas reagiam mal. Depois comecei há cerca de três anos a trabalhar na SIC Radical para instituir este género de humor na televisão e depois ganhar público para fazer ao vivo. E isto tem acontecido felizmente.

A.S.: Como é a adaptação em relação a grandes nomes do humor negro a nível mundial como Ricky Gervais ou Jim Jefferies?

RSC: Eu faço tudo original, o que acontece muitas das vezes é que as piadas são universais. Quem faz humor negro nos EUA, por exemplo, fala sobre pedofilia, aborto, religião. No Reino Unido isso também acontece, e muitas vezes os temas são iguais.

A.S.: Como foi a experiência de fazer a série Gente da Minha Terra Europa?

RSC: Está a ser. Estamos agora a acabar as filmagens da segunda série. Estreou na semana passada e está a correr bem. Quando fizemos o Gente da Minha Terra, a ideia era primeiro filmarmos em Portugal e depois no estrangeiro, e as coisas felizmente correram bem. Rendeu bem a primeira série e consegui mais "guita" para cobrir mais nove países (risos).

A.S.:  O povo português em termos de mentalidade tem tido uma maior aceitação em relação a este tipo de humor?

RSC: Está a melhorar, está a crescer. Em Portugal, quanto mais se fizer e quanto mais pessoas aparecerem a fazer este tipo de humor, melhor. Vai aumentar o género, vai aumentar o número de pessoas que gostam deste tipo de humor. No meu caso tem sido isso, tenho estado sempre em televisão há três anaos, o que faz crescer também o as pessoas para os espetáculos ao vivo.

A.S.: E novos projetos, podemos esperar um Gente da Minha Terra Américas?

RSC: Sim quem sabe. Mas para já ainda não, pois precisamos de outro tipo de apoio à nível da produção e de orçamento. Quer fazer um programa na América do Sul ou nos EUA precisamos de outro tipo de apoio no terreno. Mas ainda está a estrear a segunda série da Gente da Minha Terra Europa. Estou calmo. No futuro, logo se verá.


Fotogaleria da apresentação do DVD Gente da Minha Terra Europa:



Reportagem sobre Rui Sinel de Cordes






Sem comentários:

Enviar um comentário

Concorda com a medida do governo em proibir a venda de drogas legais em smartshops?

Visitas