quinta-feira, 31 de maio de 2012

Tattoo, ainda um tabu?


As cores e os desenhos arrojados, fazem das tatuagens uma forma de arte que encanta cada vez mais pessoas. O preconceito, a elas inerente, tem sido atenuado e hoje em dia é algo que já aparece com uma certa naturalidade na Sociedade.
Em tempos, símbolo de marginalidade, atualmente, símbolo de expressão de arte no corpo, é assim que os profissionais da área encaram a tatuagem.
Nos tempos que correm fala-se muito em tatuar. Os responsáveis pela arte de tatuar, devem ter cerca de cinco anos de experiência deste trabalho, pois a variedade de tatuagens que existe, não pode ser feita por qualquer um.
Carlos Bz, como é conhecido neste ramo, é um tatuador experiente e salienta a importância do profissionalismo na área. “ Ser tatuador requer um grande conhecimento na área e uma grande dose de competência.”

                                                        Carlos atento ao seu trabalho

Carlos é tatuador profissional na loja de tatuagens e piercings HeartGallery. Esta loja fica situada no centro da cidade do Porto e está aberta desde 2010. Na invicta existe um número bastante considerável de lojas deste tipo de arte. A juntar a esta loja estão por exemplo a FreeStyle Ink e a  Para Sempre Tattoos 
Para um dos proprietários da loja HearthGallery, Paulo Eak, fazer tatuagens trata-se de um negócio rentável. “Passam os anos e as tatuagens não saem de moda, por isso é sempre um bom negócio investir”.
                                                                     Paulo Eak

Ter tatuagens para algumas pessoas trata-se apenas de uma forma de embelezar o seu corpo, seguindo um pouco aquilo que os outros fazem, considerando, essas mesmas pessoas, que por estarem tatuadas têm mais estilo do que se não optassem por recorrer a esta arte corporal, enquanto que para outras, apenas fazem pelo significado que lhes transmitem. “ Há pessoas que fazem as tatuagens por estética, muitas mesmo, e outras que preferem fazer por significado” afirma Paulo Eak.
Jorge Monterroso é um jovem que já se rendeu a esta arte, aproveitando para fazer uma tatuagem. “ As tatuagens sempre foram uma coisa que me cativaram, a que fiz tem um significado bastante especial para mim.”
                                                                Jorge Monterroso



Conceito ou preconceito?
Mas importa perguntar, será que as tatuagens ainda são um tabu na Sociedade? Será que o facto de aparecerem cada vez mais pessoas tatuadas faz com que a Sociedade vá aceitando esta arte? As opiniões ainda se dividem e parece não existir ainda uma aceitação por parte de todos, apesar das pessoas já terem uma mente mais aberta em relação a este tema. “ Fiz uma tattoo, tenciono fazer mais e não vejo qualquer tipo de problema em optar por tatuar partes do meu corpo, somos livres, cada um sabe aquilo que faz, mas admito que ainda existam pessoas que não vejam as tatuagens com bons olhos” diz Jorge.
“Ainda existe o estigma, as tatuagens ainda não são muito bem aceites por certas pessoas” acrescenta Carlos Bz
Esta afirmação de Carlos vai de encontro com a opinião do cidadão portuense, Vitor Melo que é contra as tatuagens.
“Somos quem somos, não precisamos de marcas no corpo para nos distinguirmos uns dos outros. A nossa pele é bonita ao natural, não precisa de ser trabalhada” refuta Vitor Melo



Tatuagem, entrave para arranjar emprego?
Trabalho e tatuagem são duas palavras que ainda não se relacionam muito bem, salvo raras exceções. Não existe ainda uma aceitação positiva quando as pessoas aparecem em entrevistas de emprego com tatuagens visíveis.
Pessoas com uma boa formação em certas áreas ainda vão provando o sabor amargo do tabu e não são aceites em certos trabalhos. “Quem tiver o intuito de trabalhar em algo relacionado com música ou arte, há uma maior facilidade em arranjar emprego tendo tatuagens, mas se por exemplo optarem por trabalhar num banco, já têm de pensar duas vezes” afirma o tatuador Carlos Bz.
De salientar ainda um exemplo que vai de encontro com este entrave, que se trata do facto de um dos requisitos da TAP para ser hospedeira de bordo é que não se tenha tatuagens.


Figuras públicas ajudam a atenuar o preconceito?

As figuras públicas têm sempre um grande impacto na Sociedade. São vistas, por muita gente, como exemplos a seguir.
Em relação às tatuagens, é visível hoje em dia, que está a ganhar cada vez mais admiradores, por parte dos famosos, que não resistem a este tipo de arte.
No começo da era moderna a tatuagem era vista como sinal de marginalidade, porém ela deixou de ser vista dessa maneira a partir do momento que foi sendo vista nos corpos de atores, músicos, futebolistas, etc.
No cinema, na música, no desporto, parece que muitos já foram os que se renderam às tattoos. Este facto influencia a escolha das pessoas no que diz respeito à opção a ter em conta em relação a fazer uma tatuagem. “ A tatuagem para algumas pessoas já não é um bicho de sete cabeças e começa a ser algo banal, aparecer programas de televisão, jogadores da bola, músicos ou atores cheios de tatuagens, facilita a escolha das pessoas perante as tatoos” afirma Paulo Eak. Apesar desta ajuda fornecida pelos famosos para distorcer o preconceito para Paulo o tabu será  algo eterno. “Ainda há o tabu e vai haver sempre de certeza”    


Tatuagens em figuras públicas




 Apesar de ser complicado agradar a “gregos e a troianos”, uma coisa parece ser certa, as tatuagens vieram para ficar!


Curiosidades:
  • ·       Existem cerca de 100 cores diferentes no que toca à tinta para tatuagem.
  • ·       Apenas 16% das pessoas com tatuagens arrependem-se de as terem feito e os top 3 motivos para esse arrependimento são: “era demasiado novo quando a fiz”, “é demasiado permanente, sinto-me marcado para a vida”, “já não gosto da tatuagem”.
  • ·       Remover uma tatuagem pode custar até três vezes mais o preço da tatuagem em si.
  • ·       As mulheres são quem mais recorrem à remoção de tatuagens.
  • ·       Em tempos de guerra, as tatuagens eram muitas vezes utilizadas para transmitir mensagens secretas.
  • ·       Quem vive no Ocidente tem 20% mais probabilidade de ter uma tatuagem do que quem vive no Oriente.
  • ·        Em 1991 foi descoberto, em Schnalstal na Itália, o corpo congelado de um homem com mais de 5 mil anos, que tinha 57 tatuagens.
  • ·        O homem mais tatuado do mundo (detém o recorde Guinness desde 2006) chama-se Lucky Diamond Rich. Natural da Nova Zelândia, vive na Austrália e tem o corpo completamente coberto por tatuagens, incluindo as pálpebras, a zona entre os dedos dos pés, dentro das orelhas e até as gengivas. Centenas de tatuadores já trabalharam no seu corpo, durante mais de mil horas. 

                                                             Lucky Diamond Rich











Por: Gonçalo Silva








 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Concorda com a medida do governo em proibir a venda de drogas legais em smartshops?

Visitas