quinta-feira, 31 de maio de 2012

Hotéis low cost : Uma nova tendência no turismo


    Os hóteis low cost criaram um novo segmento de mercado. Para quem viaja em lazer ou em negócios esta é uma opção prática e eficaz. O conceito enquadra-se no contexto económico global e  permite aos viajantes uma estadia a preços acessíveis. Aqui dispensa-se o luxo e privilegia-se o conforto.


Hotel Star Inn no Porto , a primeira unidade low cost no país.



   Em época de crise pode parecer um contra senso, mas viajar hoje, pode ser mais  fácil. Os low-cost estão na moda e permitem que se viaje por um preço bastante acessível. A juntar às companhias de voos deste género temos agora também cadeias de hotéis que se regem pelo mesmo conceito, pertecendo em alguns casos ao mesmo grupo empresarial.
     Em Portugal , começaram a surgir em 2009 com o Hotel Star Inn no Porto, a trazer um conceito inovador até à data . Em 2012 , no país,  já existem várias opções , algumas bem recentes.
     É o caso do Hotel B&B na cidade do Porto, inaugurado em dezembro de 2011. Localizado no centro da cidade este é um hotel que se define pelo seu conceito Budget. “Esse é um adjectivo que preferimos utilizar para descrever o segmento em que o hotel se insere. No fundo , Budget significa que o hotel tem um conceito económico que permite ao cliente usufruir de uma estadia confortável por um preço acessível.” afirma Gisela Barros responsável da comunicação do Hotel B&B Porto. Um conceito semelhante ao low cost mas que o hotel por uma questão de marketing prefere não utilizar. “Preferimos nos descolar da comum designação low cost visto que o hotel não tem serviços adicionais que podem transformar o preço num preço muito diferente do anunciado. Mas percebemos que esse termo esteja associado ao hotel.” Finaliza a directora do B&B.
   À imagem do que acontece noutros hotéis do mesmo género, aqui os preços são acessíveis , havendo alguma flexibilidade . Quem quiser passar uma noite neste hotel terá de pagar uma quantia compreendida entre 30 e 70 euros.
   Uma das características comum aos vários hotéis low cost é o facto de se dispensarem os luxos, que  encarecem a estadia , mas não o conforto e tranquilidade essenciais destas ocasiões. “É essa possibilidade que nós damos aos nossos hóspedes :  de conseguirem uma estadia sem luxos é certo mas com uma série de promenores e serviços que marcam o conforto e a estadia num hotel”. Uma lógica que respeita o contexto económico actual. “Os consumidores dão cada vez mais atenção ao dinheiro que dispendem nas coisas que consomem e portanto procuram fazer um investimento inteligente” remata Gisela Barros.




    Apesar de Porto e Lisboa  serem aquelas cidades que tem , por razões obvias , mais unidades low cost,  o conceito já está implantado de Norte a Sul do país , desde o Minho com o Hotel Axis até ao Algarve através do Star Inn Faro.
   A opção low cost está assim mais em voga do que nunca , grandes cadeias de hotéis como o B&B e o Star Inn tem apostado fortemente neste ramo que veio colmatar uma lacuna no ramo hoteleiro e preencher as necessidades dos novos viajantes , como são classificados por Gisela Barros. “ O novo viajante é alguém que tem como rotina viajar e que não está disposto a gastar muito dinheiro. Prefere utilizar os processos de compra de baixo custo para viajar. No fundo ,  procuram algo rápido e prático adequado ás suas necessidades.” O desfavorável contexto económico não ajuda a luxos , facto que faz com que os hotéis low cost sejam cada vez mais procurados quer pelos portugueses quer pelos turistas estrangeiros a comprovar pela abertura a um ritmo acelerado de estabelecimentos deste género. “O nosso objectivo é expandir a marca B&B no país. A curto prazo Matosinhos e Évora também vão receber uma unidade B&B,  e já há projecto para no futuro alargarmos a Lisboa e também Oeiras.” Declara Gisela Barros.  A cadeia de Hotéis Star inn , a primeira a ter marca em Portugal , também divulgou que nos próximos anos quer alargar a sua influencia nacional e internacionalmente, sendo que já conta com inúmeras unidades em território português.


Conjunto Low Cost

    O expressivo crescimento das companhias aéreas de baixo custo vieram impulsionar o aumento dos hotéis com a mesma ideologia.  Os hotéis  acrescentaram  facilidades num ramo onde as companhias de voo já estavam instaladas com muito sucesso. A Ryanair é a mais utilizada pelos portugueses e representa uma boa parte do fluxo , principalmente no Aeroporto Franscisco Sá Carneiro. Segundo dados oficiais, a Ryanair transportou cerca de 40% dos passageiros que passaram pelo Aeroporto do Porto.
 Os hotéis , especificamente os low cost,  vieram de certa forma complementar este tipo de turismo visto que procuram atrair o mercado crescente de turistas que viajam pelas companhias low cost , como é possivel verificar através de um artigo publicado pelo  Jornal Público.

                               A Raynair ,companhia aérea low cost , é uma das que mais contribui para o           aumento turístico na cidade do Porto.

     A Easygroup é um exemplo de aposta nestas áreas em simultâneo. Com um autêntico império de serviços de baixo custo , a Easygroup tem na rede de hotéis e na companhia aérea a face mais visível do seu conceito. Detentora da easyJet, famosa companhia aérea low cost e da rede de hotéis easyHotel , que já chegou a cidade do Porto também e que se caracteriza igualmente pelos mesmos formatos, o grupo Easy é um caso bem vincado de uma aposta no turismo low cost e na confiança na sustentabilidade do projecto. 






Por: Tiago Alexandre

1 comentário:

  1. Parabéns pelo blog.



    A nossa Salvação é fazer chegar a todos os cantos do Mundo que Portugal segue a tendência de mercado. Low Cost é o presente e futuro.



    A empresa que represento, também segue as principais tendências do mercado.

    Em breve irá ser o Maior Portal de Comércio do Mundo!

    ResponderEliminar

Concorda com a medida do governo em proibir a venda de drogas legais em smartshops?

Visitas